09/02/2012

Aprendendo a Hidratar

Foto: http://br.fotolia.com

Hidratação 
Se o seu cabelo está espigado e sem vida é porque perdeu água, o elemento que dá maciez aos fios. Solução? Máscaras de hidratação, que repõem os nutrientes rapidinho. Fonte: MdeMulher

Nunca passou pela minha cabeça, que cabelo precisa desses cuidados, que comprar uma máscara, exige atenção e conhecimento do que o cabelo está precisando no momento. Nunca pensei na saúde do meu cabelo.

O que é hidratação?
Hidratação é reposição de nutrientes perdidos. Os cabelos possuem proteção própria, uma substância espalhada pelos fios produzida pelas glândulas sebáceas, que reduz a perda da umidade. Porém, alguns fatores como a água do mar, da piscina, o sol, o vento, o ar-condicionado, o secador e os produtos químicos podem danificá-los. (Fonte http://www.brasilescola.com/saude/hidratacao-cabelo.htm)

Como meu cabelo é pixaim, ele já é ressecado por natureza. O óleo natural, produzido pelas glândulas, não conseguem chegar às pontas por conta das molinhas (kkk). Por isso, preciso hidratar sempre pois, meu cabelo está super, mega, ressecado e com química. 

A hidratação deixa o cabelo mais resistente, maleável e com brilho. Sem pontas duplas e aspecto opaco.  

As máscaras para hidratação deve contem na sua composição: extratos de plantas, aloe vera, panthenol, glicerina, pró vitamina B5, coquetel de frutas.


PRODUTOS QUE EU DEVO USAR PARA HIDRATAR O CABELO
Ampolas
  • Arovida babosa
  • Vitamina A

Lembretes:
  1. usar a máscara conforme a indicação da embalagem;
  2. usar uma touca plástica ou um saco plástico;
  3. sempre enriquecer as máscaras com glicerina ou bepantol (1 colher sopa para cada 2 colheres da máscara);
  4. observar os ingredientes da máscara escolhida (aqui e aqui), na dúvida sobre algum componente, não compre.

Como eu devo hidratar meu o cabelo
  1. Lavar (relembrar aqui) o cabelo com bastante água, retirar o excesso com as mãos e usar o condicionador colorama coco. Massagear,  desembaraçar os cabelos com as mãos ou com pente de dentes largos, enxaguar com muita água. Se achar necessário repetir a operação. Usar uma toalha para retirar o excesso de água.
  2. Usar a máscara de hidratação, procurar enriquecer com ampolas ou mel, ou açúcar, ou ampolas, ou bepantol, ou glicerina. 
  3. Enluvar mecha por mecha, usar uma touca plástica.
  4. Observar o tempo indicado na embalagem.
  5. Retirar a máscara.
  6. Aplicar um condicionador hidratante no comprimento e pontas. 
  7. Finalizar usando um creme de pentear ou leave-in.

Quantas vezes devo hidratar meu cabelo?
  • Às vezes lavo meu cabelo 3 vezes por semana, sendo assim devo fazer duas hidratações na semana ou seja, hidratar x hidratar x nutrir (ainda não fiz nutrição, estou pesquisando).
  • Quando lavo o cabelo apenas 2 vezes por semana, devo hidratar x nutrir.




Componentes que hidratam e devem estar presente na máscara 



Bjus e até a próxima!

2 comentários:

  1. Muito interessante suas postagens!
    Eu estou criando um blog sobre como hidratar cabelo e estou achando suas postagens muito legal acho que elas vão me ajudar a obter mais informações sobre esse assunto! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou a sua disposição, tem meu e-mail na aba acima, conte comigo.

      Boa sorte!

      Excluir