1 de fev de 2012

Óleo Mineral, Vegetal e Essencial

Óleo Mineral (Mineral Oil )


Não penetra no cabelo, não trata o cabelo, ele encapa o fio de cabelo, impedindo que o cabelo seja hidratado. Encontrado em muitos produtos como petrolatum e paraffiniumm liquidum, (dê uma olhadinha na composição dos produtos que tem em casa). Durante muito tempo usamos óleo Nujol nos cabelos, agora sei que ele só encapava o fio. Ninguém merece!

Portanto, óleo mineral não é próprio para usar nos cabelos. Antes de comprar o óleo devemos verificar a composição. Conheça mais sobre  óleo mineral aqui.

Tem óleo mineral em casa? Veja aqui como usá-lo.


Óleo Vegetal ou Carreador (Óleo Base)


  

Ricos em sais minerais, vitaminas e proteínas. São revitalizantes, hidratam e nutrem. O óleo tem que ser virgem ou extra virgem (prensado a frio). Se é um óleo que você pode colocar na comida ou tomar, então pode usar no cabelo. 
Alguns óleos: azeite de dendê (é uma fonte natural de vitamina E, é rico em betacaroteno, fonte importante de vitamina A), coco (rico em vitamina E, vários elementos nutritivos como magnésio, potássio, ferro e cálcio), ricínio (tem valores terapêuticos e medicinais), azeite de oliva (rico em vitamina E)  e linhaça (tem vitamina E).



Óleo Essencial (princípio ativo)

São substâncias 100% naturais extremamente voláteis e concentradas, extraídas de plantas aromáticas por destilação à vapor das folhas, flores, galhos, raízes e resinas ou por expressão a frio dos cítricos. Não usar puro, misturar com óleo vegetal. Uso: até 4 gotas para cada colher de sopa de óleo vegetal.


Sobre aplicações encontrei as informações abaixo no site Óleos Essenciais
  1. Cabelos secos: cedro e sálvia esclaréia;
  2. Cabelos oleosos: bergamota, cedro, cipreste, junípero e limão;
  3. Cabelos com caspas: alecrim e tea tree (melaleuca);
  4. Cabelos fracos (quedas): alecrim, cedro, tangerina, tomilho e ylang ylang.

No blog Óleos Essenciais o autor nos fala sobre como identificar óleos essenciais naturais, ele dá ótimas dicas, veja artigo completo no blog. Retirei apenas as seguintes dicas:
  • procure marcas de suas confiança
  • procure alguma associação de aromaterapia e peça lista de fornecedores
  • óleos essenciais são voláteis, pingando uma gota num papel em aproximadamente 2h não haverá nenhuma mancha. Isso não acontece com óleo de copaíba, patchouli e o vetiver.

Visite os blogs linkados, vale à pena conhecer mais sobre óleo.


Compro óleo vegetal e óleo essencial na loja MUNDO VERDE. O óleo de rícino compro na farmácia.


Até mais!

8 comentários:

  1. Olá,to curiosa e com um duvida a respeito de óleos,mas especificamente sobre o óleo de amêndoas.Eu percebi que existe diferença em alguns óleos,tem aqueles que vem em vidrinhos e outros em embalagens de plástico.O do vidro deixou os meus cabelos mais secos,o de outra embalagem mais oleoso,porém meio difícil de sair.Qual o melhor tipo de óleo de amêndoas?como saber se é puro?.Fico grata se puder ajudar.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto o vidrinho como em embalagem de plástico, antes de comprar dê uma olhada na composição do óleo, se tiver óleo mineral ou qualquer outro componente,não compre, não é puro. O óleo tem que ser 100% puro.

      Dê uma olhada nesse post sobre umectação http://www.palavradecabeleireira.com/2011/03/umectao-capilar-leo-nos-cabelos/.

      Obrigada pela sua participação! Espero ter tirados suas dúvidas. Fique a vontade para perguntar. Bjus

      Excluir
    2. Olá,agradeço sua observação pra analisar a composição,de fato um deles (o de embalagem plástica,no caso) tinha parafina liquida,acredita? to chocada! Nunca tinha prestado atenção,d agora em diante ficarei ligada sempre,grata!.Tirou minhas duvidas sim e obrigada tbm pelo link do post sobre umectação.Bjus.

      Excluir
    3. Acredito sim! Depois que comecei a praticar a técnica do no-poo, passei a ler (quando possível, por causa das letrinhas ... rsrs)a composição dos shampoos, cremes, condicionadores, ... e tenho encontrado substâncias que prejudicam o cabelo. Horrível mesmo!

      Obrigada e volte sempre!
      Bjus

      Excluir
  2. Oi Sônia, estou a procura de óleos essenciais, onde você compra os seus? Olhe: -Estou com duvidas se os óleos que comprei são 100%puros, as embalagens dos óleos não vem a composição. Quando vou lá em itapuã comprar, observo que os óleos ficam dentro de um galão de 5L. Peguei um para ler e não tinha as informações também, estou com medo!
    Se puder deixar o endereço de onde encontro o essencial, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia compro óleo essencial e vegetal no Mundo Verde, óleo de rícino compro na farmácia.

      É melhor não comprar esse que fica no galão. Você não sabe se ele é 100% vegetal já que não tem rótulo com informações sobre o produto.

      Boas compras!

      Excluir
  3. Oi ontem de tarde descobri seu blog e li ele inteiro, bom meus cabelos após uma tal escova de botox estavam mais arrepiados que o gato que levou choque, nossa de chorar ... ontem a noite tomei a primeira atitude de fazer as técnicas descritas aqui e comecei com uma umectação com óleo de abacate que comprei na casa de produtos naturais, nossa ja estou bem feliz com o resultado, agora hoje ja comprei óleo de rícino ... beijos Deus abençõe vc por ter o empenho de fazer o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A química agride muito nossos cabelos, aconselho você a seguir um cronograma de tratamento (H,N e R) para fortalecê-los. A umectação devolve aos fios a umidade, mais as três etapas trata o cabelo por inteiro.

      Obrigada pelo seu carinho! O objetivo desse cantinho é partilhar experiências, fico feliz quando sei que esse objetivo é alcançado.

      Visitei seu blog e gostei muito. Já estou seguindo!

      Deus te abençoe!

      Excluir