1 de fev de 2012

Óleo Mineral, Vegetal e Essencial

Óleo Mineral (Mineral Oil )


Não penetra no cabelo, não trata o cabelo, ele encapa o fio de cabelo, impedindo que o cabelo seja hidratado. Encontrado em muitos produtos como petrolatum e paraffiniumm liquidum, (dê uma olhadinha na composição dos produtos que tem em casa). Durante muito tempo usamos óleo Nujol nos cabelos, agora sei que ele só encapava o fio. Ninguém merece!

Portanto, óleo mineral não é próprio para usar nos cabelos. Antes de comprar o óleo devemos verificar a composição. Conheça mais sobre  óleo mineral aqui.

Tem óleo mineral em casa? Veja aqui como usá-lo.


Óleo Vegetal ou Carreador (Óleo Base)


  

Ricos em sais minerais, vitaminas e proteínas. São revitalizantes, hidratam e nutrem. O óleo tem que ser virgem ou extra virgem (prensado a frio). Se é um óleo que você pode colocar na comida ou tomar, então pode usar no cabelo. 
Alguns óleos: azeite de dendê (é uma fonte natural de vitamina E, é rico em betacaroteno, fonte importante de vitamina A), coco (rico em vitamina E, vários elementos nutritivos como magnésio, potássio, ferro e cálcio), ricínio (tem valores terapêuticos e medicinais), azeite de oliva (rico em vitamina E)  e linhaça (tem vitamina E).



Óleo Essencial (princípio ativo)

São substâncias 100% naturais extremamente voláteis e concentradas, extraídas de plantas aromáticas por destilação à vapor das folhas, flores, galhos, raízes e resinas ou por expressão a frio dos cítricos. Não usar puro, misturar com óleo vegetal. Uso: até 4 gotas para cada colher de sopa de óleo vegetal.


Sobre aplicações encontrei as informações abaixo no site Óleos Essenciais
  1. Cabelos secos: cedro e sálvia esclaréia;
  2. Cabelos oleosos: bergamota, cedro, cipreste, junípero e limão;
  3. Cabelos com caspas: alecrim e tea tree (melaleuca);
  4. Cabelos fracos (quedas): alecrim, cedro, tangerina, tomilho e ylang ylang.

No blog Óleos Essenciais o autor nos fala sobre como identificar óleos essenciais naturais, ele dá ótimas dicas, veja artigo completo no blog. Retirei apenas as seguintes dicas:
  • procure marcas de suas confiança
  • procure alguma associação de aromaterapia e peça lista de fornecedores
  • óleos essenciais são voláteis, pingando uma gota num papel em aproximadamente 2h não haverá nenhuma mancha. Isso não acontece com óleo de copaíba, patchouli e o vetiver.

Visite os blogs linkados, vale à pena conhecer mais sobre óleo.


Compro óleo vegetal e óleo essencial na loja MUNDO VERDE. O óleo de rícino compro na farmácia.


Até mais!