24/05/2012

Umectação - Banho de óleo





O que é umectação capilar?
  • É banho de óleo nos cabelos. Isso mesmo! O banho de óleo hidrata e diminui o volume do cabelo. Cabelo ressecado ama banho de óleo! 


Minha experiência
  1. Quando adolescente, minha mãe sempre fazia umectação no meu cabelo, às vezes com óleo CAP (nem sei se ainda existe), outras com óleo de rícino. Agora nesse momento trágico de transição (da química para o natural), sinto necessidade de usar uma vez por semana, para domar a juba.
  2. O óleo de rícino é grosso e como meus fios estão super finos, percebi que acabam quebrando. Misturei o rícino ao creme de massagem, a mistura ficou pesada e quando passe no cabelo, quebrou fio. Então surgiu a necessidade de experimentar outros óleos.
  3. Experimentei, azeite de oliva, azeite de dendê, óleo de coco e semente de uva. São super leves, usei puro e também misturado ao creme de massagem. O fio não quebrou, achei melhor do que o óleo de rícino.


Como uso o óleo nos cabelos?
  1. Com o cabelo seco, aplico óleo vegetal (azeite de oliva, coco ou semente de uva), enluvo pacientemente mecha por mecha, coloco uma touca no cabelo, faço minhas tarefas e lá pelas 11:30, lavo o cabelo. Antes de lavar eu massageio o couro cabeludo por uns 2 minutinhos.
  2. Outras vezes, passo o óleo à noite e retiro pela manhã assim que acordo. Antes de retirar, faço uma massagem com as pontas dos dedos no couro cabeludo. Uso uma touca e por cima da touca um lenço, para não passar para o travesseiro.

Qual a temperatura do óleo?
  • Uso o óleo em temperatura ambiente, raramente aqueço o óleo em banho maria para deixá-lo morninho. 


Usar no cabelo seco ou molhado?
  • Eu sempre uso o óleo no cabelo seco. Minha experiência com o cabelo molhado não foi boa! Lavei o cabelo com shampoo permitido, quando o cabelo estava úmido, passei o óleo. Coloquei uma touca plástica, fiquei com o rosto e o pescoço todo melecado pelo óleo. Não gostei!!! =(


E para lavar?
  • Lavo normalmente com condicionador (por causa do no-poo) e depois finalizo como de costume. Usando um óleo mais pesado como o óleo de rícino, eu tinha que usar shampoo (mamãe&bebê da natura), condicionador e finalizava.


Quantas vezes no mês?
  • Eu faço umectação no cabelo uma vez por semana. Meu pixaim pre-ci-sa de óleo ...rsrs. 


Obs.:
  • Dizem que não devemos passar óleo no couro cabeludo, só no comprimento do cabelo. No inicio eu usava só no comprimento, como gosto de fazer experiências, comecei a passar no couro cabeludo, confesso que até agora não tive nenhum problema. Meu cabelo e couro cabeludo são extremamente ressecados por causa das químicas e shampoos inadequados. 

Óleo de ricino no couro cabeludo
O blog, (lifestyles.com.br/index.htm/2010/06/beneficios-do-oleo-de-ricino/), diz: "quando aplicado sobre o couro cabeludo seco e escamoso, pode reter a umidade e melhorar a condição do couro cabeludo. Da mesma forma, ele pode ser usado para se livrar de caspa e piolhos. Pode também fortalecer as raízes do cabelo e promover o crescimento do cabelo".

Veja nessa postagem, óleo 100% vegetal.

Leia a composição do óleo que você está comprando, evite óleo com petróleo, parafina, ...,  pois eles obstruem os poros e ressecam o cabelo. Use óleo 100% natural.

Até o próximo post! ;)

27 comentários:

  1. my hair loves capillary wetting.

    ResponderExcluir
  2. yes, hair resected loves oil.

    Thank you!

    ResponderExcluir
  3. O Oleo de ricinio nao pode ser usado sozinho, tem que ser diluido em outro oleo carreador, como o oleo de abacate, oleo de coco ou de oliva. Eu uso antes da hidratacao somente no couro cabeludo. Nao pode ser usado nos fios pq fica dificil para retirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, esse óleo precisa ser diluído. Minha mãe diluí o óleo de rícino com yamasterol branco ou com a máscara Elsève Hydra-Max Flexium.

      Para o couro cabeludo ressecado é ótimo!

      Obrigada pela sua participação e volte sempre!

      Excluir
  4. Olá,acabei de fazer meu big chop,mas antes fiz uma umectação com Azeite de Oliva Extra-Virgem que por enquando é o único óleo vegetal que eu tenho.Coloquei num copo de vidro e aqueci ele em banho maria,mas minha duvida é:o que fazer com o óleo que sobrar no copo?
    Obrigada,ainda estou aprendendo a conviver com minha nova textura!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O azeite que já foi aquecido e sobrou, você pode guardar em um vidro limpo.

      Se você sempre faz umectação usando azeite aquecido, aconselho não aquecer essa sobra. Eu não costumo amornar o azeite duas vezes, dizem que ele perde suas propriedades. Uso sobra do azeite fazendo umectação em temperatura normal e também coloco gotas no creme de massagem e no borrifador.

      Parabéns pelo big chop!
      Obrigada pela sua participação e volte sempre!

      Excluir
    2. bem atualmente também estou apaixonada por óleos, antes era somente na dieta mas aí resolvi passar no cabelo e os resultado foram maravilhosos, meu cabelo é tipo 3c e o da minha filha ainda não vi masé umcahedado leve bem bonito também as estava ressecado nas bppontas e ficava dando nós, comeei a usar o óleo de linhaça em nosso lindos cachos e els estão maravilhosos, macios ,sedosos e com volume ideal, recomendo. fora é um excelente regenerador pra quem tem problemas no couro cabeludo, agora estou me preparando pra utilizar o de prímula e postarei os resultados! beijos

      Excluir
    3. Óleo é uma maravilha! Estou aguardando sua experiência com o óleo de prímula. Bjus

      Excluir
  5. sempre que faço, as vezes quando não tenho oleo de coco ou tutano, faço com o de soja, rsrssr meu cabelo absorve rapidinho. Qual a quantidade ideal que devo colocar?? bastante ou o suficiente pra umectar as mechas?

    Brigadim!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, umectação é tudo de bom! A quantidade de óleo a ser usada para umectação vai depender muito do volume e comprimento do seu cabelo.

      Mais te dou uma dica, use uma colher de sopa ou copo de medida (aquele que acompanha alguns medicamentos infantis), para descobrir a quantidade ideal para o seu cabelo.

      Obrigada pela sua participação, volte sempre! Bjus

      Excluir
  6. Oi Flor! Tente experimentar a umectação com o óleo de argan também. Eu compro de um site na internet. Ele tem baixo peso molecular e pode ser passado no couro cabeludo sem problemas porque em ação fungicida. Veja a resenha que fiz aqui: http://belezadecreuzza.blogspot.com.br/2012/09/resenha-oleo-de-argan-organico.html

    Se você gostar do blog acompanha também, já gostei e estou acompanhando o seu! bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li a resenha, logo estarei fazendo umas comprinhas no site que você indicou. Algumas meninas compram sempre lá.

      Gostei do seu blog, li algumas postagens, estou seguindo. Obrigada Amanda!

      Bjus

      Excluir
  7. Eu faço igualzinho à vc... tbm uso com cabelo seco e na temperatura ambiente... adoro umectações! Faço 2 x na semana.
    bjks
    http://www.clubedocabeloecia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Umectação é tudo de bom, dá vida aos cabelos.

      Bjus Erika

      Excluir
  8. Vi o óleo CAP no site da LOHANNY.COM.BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fui ao site, vi o óleo CAP, não tem a composição do óleo. Atualmente, só compro óleo 100% vegetal. Você sabe a composição?

      Obrigada e volte sempre!

      Excluir
  9. Quando eu for aplicar o óleo, devo aplicar no cabelo puro, isto é, sem nenhum creme ou produto? Ou o cabelo pode estar com creme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de lavar o cabelo (cabelo com creme), não esquecer de massagear o couro cabeludo.

      Excluir
  10. Olá meninas, aprontei uma; passei o óleo de rícino em mechas pequenas, depois passei bem pouquinhos gel (não sei se resseca, mas foi um teste) e surpresa o cabelo enrolou, secou e ficou legal, no dia seguinte tirei pq fiquei com medo de ressecar e não vi diferença: hidratou, fiquei com look legal. Se alguém souber de alguma contraindicação me avisem. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gel não deve conter álcool, essa é a única contra indicação até o momento. O óleo de rícino pesa um pouco nos cabelos, cuidado! Gosto de colocar algumas gotas de rícino no creme de pentear, sinto o cabelo hidratado.

      Gostei da sua experiência, obrigada por compartilhar conosco! Volte sempre! Bjs

      Excluir
  11. Olá, não consigo achar óleo vegetal aonde moro, tem outra dica para me forneçer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela Net veja no Google, Engenharia das Essências, Mundo dos Óleos, Sabão&Glicerina, Weleda e Phytoterapica. Tem loja do Mundo Verde onde você mora? Lá você encontra.

      Boa sorte! Boas compras!
      Bjus

      Excluir
  12. Ola adorei as dicas no na transicao e to aprendendo a lidar com o meu crespo to amando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico alegre em saber que vc está aprendendo a lidar com seu cabelo. Quando cuidamos dele e respeitamos sua natureza tudo fica mais fácil. Que vc continue in love com seu crespo por muitos e muitos anos. Bjus

      Excluir
  13. devo colocar o óleo com o cabelo sem lavar ou devo lavar com o shampoo esperar secar colocar o óleo depois enxaguar e colocar o condicionador

    ResponderExcluir
  14. Não consegui comprar óleo vegetal.Umectei com óleos comuns.Mesmo assim,achei o resultado excelente, porque nossos cabelos(meu e de minha filha) ficaram mais fortes, macios, pararam de arrebentar, consequentemente estão crescendo! Continuarei fazendo a umectação.Gostei demais! Obs: Usei óleo de amendôa, óleo de côco, glicerina e óleo de árgan (esse vegetal).

    ResponderExcluir
  15. Oi Julia!

    Eu uso sem lavar o cabelo e tenho resultados ótimos. Depois lavo o cabelo normalmente.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir