24 de mai de 2012

Umectação - Banho de óleo





O que é umectação capilar?
  • É banho de óleo nos cabelos. Isso mesmo! O banho de óleo hidrata e diminui o volume do cabelo. Cabelo ressecado ama banho de óleo! 


Minha experiência
  1. Quando adolescente, minha mãe sempre fazia umectação no meu cabelo, às vezes com óleo CAP (nem sei se ainda existe), outras com óleo de rícino. Agora nesse momento trágico de transição (da química para o natural), sinto necessidade de usar uma vez por semana, para domar a juba.
  2. O óleo de rícino é grosso e como meus fios estão super finos, percebi que acabam quebrando. Misturei o rícino ao creme de massagem, a mistura ficou pesada e quando passe no cabelo, quebrou fio. Então surgiu a necessidade de experimentar outros óleos.
  3. Experimentei, azeite de oliva, azeite de dendê, óleo de coco e semente de uva. São super leves, usei puro e também misturado ao creme de massagem. O fio não quebrou, achei melhor do que o óleo de rícino.


Como uso o óleo nos cabelos?
  1. Com o cabelo seco, aplico óleo vegetal (azeite de oliva, coco ou semente de uva), enluvo pacientemente mecha por mecha, coloco uma touca no cabelo, faço minhas tarefas e lá pelas 11:30, lavo o cabelo. Antes de lavar eu massageio o couro cabeludo por uns 2 minutinhos.
  2. Outras vezes, passo o óleo à noite e retiro pela manhã assim que acordo. Antes de retirar, faço uma massagem com as pontas dos dedos no couro cabeludo. Uso uma touca e por cima da touca um lenço, para não passar para o travesseiro.

Qual a temperatura do óleo?
  • Uso o óleo em temperatura ambiente, raramente aqueço o óleo em banho maria para deixá-lo morninho. 


Usar no cabelo seco ou molhado?
  • Eu sempre uso o óleo no cabelo seco. Minha experiência com o cabelo molhado não foi boa! Lavei o cabelo com shampoo permitido, quando o cabelo estava úmido, passei o óleo. Coloquei uma touca plástica, fiquei com o rosto e o pescoço todo melecado pelo óleo. Não gostei!!! =(


E para lavar?
  • Lavo normalmente com condicionador (por causa do no-poo) e depois finalizo como de costume. Usando um óleo mais pesado como o óleo de rícino, eu tinha que usar shampoo (mamãe&bebê da natura), condicionador e finalizava.


Quantas vezes no mês?
  • Eu faço umectação no cabelo uma vez por semana. Meu pixaim pre-ci-sa de óleo ...rsrs. 


Obs.:
  • Dizem que não devemos passar óleo no couro cabeludo, só no comprimento do cabelo. No inicio eu usava só no comprimento, como gosto de fazer experiências, comecei a passar no couro cabeludo, confesso que até agora não tive nenhum problema. Meu cabelo e couro cabeludo são extremamente ressecados por causa das químicas e shampoos inadequados. 

Óleo de ricino no couro cabeludo
O blog, (lifestyles.com.br/index.htm/2010/06/beneficios-do-oleo-de-ricino/), diz: "quando aplicado sobre o couro cabeludo seco e escamoso, pode reter a umidade e melhorar a condição do couro cabeludo. Da mesma forma, ele pode ser usado para se livrar de caspa e piolhos. Pode também fortalecer as raízes do cabelo e promover o crescimento do cabelo".

Veja nessa postagem, óleo 100% vegetal.

Leia a composição do óleo que você está comprando, evite óleo com petróleo, parafina, ...,  pois eles obstruem os poros e ressecam o cabelo. Use óleo 100% natural.

Até o próximo post! ;)