24/07/2012

Qual é o meu tipo?

Pesquisando em vários blogs escritos por americanas, encontrei um sistema de classificação para os vários tipos de cabelos. O Sistema de Classificação André Walker, é muito utilizado pelas americanas e principalmente por quem adota o estilo natural.

O cabelo tem diversos tipos de cachos, definidos e não definidos. O Sistema de Classificação André Walker, subdivide o cabelo encaracolado.

Veja na tabela abaixo que, quanto mais encaracolado é o cabelo, mais alta é a classificação.



Os Cabelos Ondulados

Os Cabelos Encaracolados

Os Cabelos Afros ou Crespos






Não consegui identificar o meu tipo de cabelo. Tirei dois fios, eles têm a forma de "S" maiúsculo, mais não se encaixam na descrição do tipo 4A. Estou confusa! Hummm ... 4B? 4C?

Acho difícil responder agora, tive corte químico, o cabelo está muito quebrado e muito maltratado. Vou ter que esperar mais um pouco. Creio que saberei a resposta quando eliminar todo o alisado. Tem outro probleminha, eu uso tonalizante, já percebi que ele dá uma leve alisada no cabelo.

Hoje tocando no meu cabelo natural, senti que ele é macio ao toque, pensei que fosse duro, áspero. Aliás, eu ouvia sempre dizerem que meu cabelo era duro, cabelo bombril. Não é duro, é macio! 

E você já sabe qual o tipo do seu cabelo?

Bjus

85 comentários:

  1. Meu cabelo é do tipo 4B (crespo e seco).Tem alguma maneira de transformá-lo em 3A(cachos soltos) sem o uso de química? Tipo mais hidratações,cremes defrizantes....

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hidratação, nutrição, umectação e reconstrução deixarão seu cachos 4B mais definidos, macios e brilhantes, porém sempre 4B. Com as características próprias desse tipo de cacho.

      Aceite seu cabelo do jeitinho que ele é. Não queira transformá-los através de agressões químicas. Futuramente você irá se arrepender.

      Abraços Rodrigo!

      Excluir
    2. Em outros tempos já me utilizei de químicas,não as uso mais , pois tenho orgulho dos meus cabelos afro e meu foco está justamente em embelezá-lo sem o uso de química.O que gostaria de saber é uma maneira de obter cachos mais largos e com mais balanço sem o uso de alisantes.

      Abração.

      Excluir
    3. Rodrigo, semana passada lembrei de você, li em uma revista (não lembro nome), que através de fitagem os cachos do cabelo afro ficam bem definidos. Procurei na net sobre o assunto e encontrei esses que vou te passar. Espero que você obtenha sucesso.

      https://www.facebook.com/groups/411906898823849/doc/484576014890270/

      http://anapretinha.blogspot.com.br/

      Forte abraço!

      Excluir
    4. Muito obrigado pela dica ! já dei uma olhada mas vou me aprofundar sobre o assunto. Será que essa fitagem pode realmente deixar meus cachos mais abertos e com balanço? O que importa para mim é que os cachos fiquem tão flexíveis e leves que possam balançar ao vento.

      Forte Abraço!

      Excluir
    5. Vale a pena experimentar fitagem, twist, ... sabemos que cada cabelo reage de uma forma diferente.

      Boa sorte Rodrigo!
      Abraços!

      Excluir
  2. Eu tmb ainda não consegui identificar o meu, principalmete porque ainda estou em fase de trasição dai não dá para identificar direito. Mas pelos cachinhos que estao crescendo me parece que ou é 3c ou 4a...

    Otimo post!!

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Essa fase de transição não é fácil! Jessica, você pode ter os dois tipos (3C e 4A). Pelos comentários na comunidade low/no-poo, podemos ter dois tipos de cachos.

      Continue cuidando bem dos seus cachinhos. Obrigada pela sua participação e volte sempre.

      Bjus

      Excluir
  3. Eu não sei qual o tipo de meu cabelo, só sei que quando eu lavo e hidrato formam-se pequenos cachinhos, nada parecido com o cabelo de quem é cacheada, mas formam tímidos cachinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu cabelo estiver 100% natural, tire um fio e compare com o primeiro quadro nessa postagem, a dos fios. Observe se dá para identificar o seu fio.

      Bjus, volte sempre!

      Excluir
  4. Boa tarde! Meu cabelo e 2b porem cresce e fica armado, tem 6meses que nao relacho e tambem nao o solto. O que fazer para deixa-lo menos armado? Obrigada, Ana
    Ana Maria MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Você deixou de relaxar mais está fazendo hidratação, nutrição e reconstrução? Você conhece a rotina no/low-poo?

      O primeiro passo é hidratar. Acesse esse link http://assuntosdemulheres.blogspot.com.br/2012/08/no-poo-low-poo-nova-tentativa-de-1-mes.html, tenho certeza que vai te ajudar muito.

      Estou à sua disposição. Obrigada!
      Bjus

      Excluir
  5. Muito informativo esse blog, gostei mesmo! E adorei esse post, sempre quis saber o meu tipo de cabelo, pois na infancia eles eram lisos, depois na adolescencia mudou muito. Estou no 2B!

    ResponderExcluir
  6. A estrutura do cabelo é definida pelo DNA mas, fatores como exposição ao sol, poluição, química, ... podem modificar as características dos fios.

    Obrigada Camila e volte sempre!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Meu cabelo parece com o 2C, não tem muita forma e muito volume :S

    Beijos, Lari.
    http://algumasprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tipo de cabelo que eu acho muito bonito. Hidrate sempre seu cabelo.

      Bjus

      Excluir

  8. gostaria de saber com deixar deixar com cachos mais soltos o cabelo 4C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja esse vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=TAPqI550Q-s).

      Veja essa técnica de finalização se chama "Fitagem", segundo relatos funciona em todos os tipos de cabelo. http://www.youtube.com/watch?v=i3F_5e0jX-U.

      Volte e conte sua experiência.

      Bjus

      Excluir
  9. ola. qual é a forma de fazer crescer o cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você vai encontrar essa resposta no Blog da Carina, veja http://belezadelakshmi.blogspot.com.br/2013/02/como-estimular-o-crescimento-do-cabelo.html.

      Boa sorte!

      Excluir
  10. Olá, adorei o blog... tenho cabelo 4b ... fiz progressiva por 4 anos, e ao final ganhei uma queda total de cabelo, pensei q fosse ficar careca pra sempre... hoje quase 2 anos sem quimica, meu cabelo cresceu cerca de 12 cm, mas estou usando tranças afro...muito em breve pretendo tirar e assumir minha beleza natural.... o blog da uma força pra isso! alguma dica pra esse recomeço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Perolaine, fico feliz que tenha gostado do blog. Para esse recomeço minha dica é:
      1. monte um cronograma de tratamento veja o meu (http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2012/06/calendario-de-tratamento-mes-julho.html);

      2. faça umectação (http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2012/05/umectacao-banho-de-oleo.html);

      3. dê preferência a óleos (http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Oleos) e manteigas 100% vegetais (http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Manteiga) e

      4. participe de grupos, é muito importante (http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo).

      Perolaine, desejo sucesso! Volte para contar sua experiência ou dúvidas. Então, foco, força e fé. Bjus

      Excluir
  11. Olá, chamo-me Edvalda o meu cabelo é do tipo 4C e eu gostaria muito que ele fosse de tipo 1, 2a, 2b ou mesmo 2c sou tenho uma pele clara e cabelo muito ruim dos meus irmãos sou a mas clara e com o cabelo mas ruim e isso me incomoda muito... desde já muita obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edvalda, pela foto seu cabelo parece ser tipo 3.

      O que é um cabelo ruim? Cabelo ruim é aquele cabelo que não é tratado, independente dele ser liso ou crespo.

      Sabe por que achamos que nosso cabelo incomoda? Porque queremos seguir o modelo imposto pela mídia, modelo que nos leva a pensar que cabelo bom é cabelo liso, chapado, sem nenhum fio fora do lugar.

      O que devemos fazer? Aprender a lidar com nosso cabelo, amá-lo, passar a cuidar dele com carinho, respeitar a sua forma, a sua textura e não tentar transformá-lo. Assim como dispensamos tempo cuidando das unhas e da pele, precisamos dispensar tempo para cuidar do cabelo usando produtos sem silicones insolúveis, parafina, vaselina e petrolatos,e durante a semana, hidratar, nutrir e reconstruir. Dar ao cabelo aquilo que ele precisa para crescer, forte e saudável.

      Aprenda a amar seu cabelo do jeito que ele é pois é presente de Deus para você.

      Leia esses posts:
      Cronograma de Tratamento
      http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2012/06/calendario-de-tratamento-mes-julho.html

      Umectação
      http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2012/05/umectacao-banho-de-oleo.html

      Cachos
      http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Definindo%20cachos

      Volte sempre! Bjs

      Excluir
  12. Sonia prazer me descobrir seu blog!! Recentemente fiz BC e meu cabelo é 4c (oub) não sei ainda tb. Estou adorando. Você sugeriu um site sobre crescimento de cabelo que não existe mais. Poderia me sugerir outros.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, parabéns pelo BC! Observei seu cabelo, parece ser tipo 3c. Imagino a sensação que vc está sentindo em ter seus cachos livres e naturais.

      O blog que indiquei tem uma matéria sobre crescimento de cabelos. Eu consultei essa postagem hoje, acessei tranquilamente. Copie o endereço todo e cole no seu navegador que vc consegue ler a postagem.

      Vou te indicar um grupo no facebook, é o "Projeto Rapunzel", endereço: https://www.facebook.com/groups/474670812545679/.

      Leia também aqui no blog, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2012/08/oleo-de-ricino-oil-castor.html, é sobre o ÓLEO DE RÍCINO, excelente para crescimento do cabelo.

      Copie esses endereços e cole no seu navegador.

      Obrigada pela visita e pelo carinho! Volte sempre!

      Excluir
  13. Obrigada por sua atenção!! Já fiz uma solicitação lá onde me indicou. O óleo de ricino cresce é? Uso ele nas umectações. Vou ver seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é quem agradeço a sua participação. Estou a sua disposição amiga!
      Bjs

      Excluir
  14. ola sonia de mandei uma pergunta e ñ recebi resposta ainda me ajude na minha cidade ñ consegui encontrar o oleo de ricino (bariri) o que faço ñ aguento mais ver meus cabelo quebradiços eu estou desanimada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valquiria, respondi uma pergunta sua no post http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2012/08/oleo-de-ricino-oil-castor.html. Não desanime, continue procurando, busque outras opções. Você procurou nas farmácias? Uma ótima opção é o óleo de coco, esse se você não encontrar, você pode fazer. Já pensou em comprar nas lojas virtuais? Eu compro na sabão e glicerina (veja no google).

      Aguardo resposta. Bjs

      Excluir
  15. Realmente é difícil definir um tipo único, fechado pq geralmente o cabelo crespo pode ser de 3 tipos. O meu mesmo oscila entre o 3b,3c e 4a. Bjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Aline, no meu afro identifiquei tipo 3c, 4a, 4b e 4c. Creio que para o afro não existe um só tipo.

      Volte sempre! Bjus

      Excluir
  16. Eu diria que minha cabeleira NATURAL é bem democrática: há desde os fios fininhos e lisinhos, tipo cabelo de bebê, até o totalmente sem forma, esticado, grosso e duríssimo e entre estes extremos, um monte de cachos grandes, médios e pequenos. Pode?
    Faz parte da minha herança genética e eu simplesmente o AMO!

    Bjk,

    Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk, a minha também é assim, bem democrática. Eu estou aprendendo a amar. Mais são lindos d+!

      Bjus amiga!

      Excluir
  17. Interessante essa matéria. Demorei um pouco para conseguir identificar e classificar corretamente meus fios rs. Tenho 2 texturas de cabelos: embaixo, na nuca, meus fios são 2A e em cima e todo o resto é 3A. Na hora de arrumá-los, sempre tenho de perder um tempo a mais tentando enrolar ao máximo os fios de baixo, que teimam em ficar escorridos (são difíceis de cachear)... O resto dos fios basta dar uma amassada com um leave in e fica todo cacheado e bonito, mas embaixo dá um certo trabalho para pelo menos ondular um pouco e tentar aproximar do resto. Mas falando sério, por muito tempo odiei meus cabelos e almejei cabelos lisos escorridos, mas hoje amo meus cachos, eles são macios, bonitos e agora não trocaria meus cabelos por um estilo chapado. Meus fios são 100% naturais e amo isso! E já fui elogiada bastante, no meio de tanto cabelos lisos, um cabelo cacheado e bem cuidado chama a atenção rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Linda essa declaração de amor aos seus cachinhos! Realmente cabelo 100% natural bem cuidado atraí olhares pois é lindo d+.

      Continue cuidando dos seus cachinhos com carinho e atraindo olhares por onde passar. Obrigada pelo belo testemunho!

      Volte sempre! Bjs amiga

      Excluir
  18. Olá.
    Gostei mto deste post..
    Tenho mistura do 4b e 4c... e talvez até um pouco do 4a
    kkk sério, meu cabelo não se decide e eu não sei identificá-lo mto bem.
    Mas enfim, só sei que não define cachos e é mto mto seco!
    Atualmente uso tranças soltas com kanekalon. Há 3 anos atrás passei por meio ano uns relaxantes, aqueles da embelleze, baratinhos da caixinha sabe, e meu cabelo tava tão feio que eu esticava uma mecha e ela se partia em pedacinhos... então parei definitivamente e faz um ano q uso tranças. Quero esperar o cabelo crescer bem pq encolhe mto e fazer algo que defina os cachos. Só não alisar, nunca mais! Vc sabe alguma dica?
    Me ajude (:
    Beijos, adorei aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayana eu também percebi que tenho uns três tipos ou mais, rsrs. Nossa, o cabelo estava fraquinho mesmo! O primeiro passo é montar um cronograma de tratamento, veja aqui no blog. Para ajudar no crescimento, vc pode usar óleo de rícino, aqui no blog tem postagem sobre isso. Quanto ao fator encolhimento, estou pesquisando e assim que concluir preparo uma postagem.

      Veja aqui no blog, no marcador FACEBOOK, indicação de excelentes grupos para troca de informações sobre cuidados com o cabelos.

      Obrigada pela sua participação e volte sempre! Bjus

      Excluir
  19. Olá,sou homem,queria deixar meu cabelo crescer e deixar como o do Marcelo da seleção brasileira de futebe...Acho d mais o cabelo dele.Eu quereia algumas dicas por favor.Meu nome é Mailon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo o cabelo do Marcelo! Monte um cronograma, assim vc vai pode cuidar do cabelo em todas as etapas, hiratação/umectação+nutrição/reconstrução.

      Veja aqui no blog o cronograma no marcador cronograma. Leia os marcadores hidratação/umectação/nutrição e reconstrução.

      Estou a sua disposição! Qualquer dúvida é só perguntar.

      Abraços Mailon e boa sorte!

      Excluir
  20. Acho que a definição do estilo de cabelo 4B e 4C, comparando com os desenhos estão trocadas, pelo menos a meu ver, não sei. Pois pelos desenhos o 4C ainda forma cachinhos bem miudinhos mas forma um s, ao contrario do 4B que é bem indefinido e em formato de Z. Digo isso porque observei o meu cabelo e ele é o 4C, mas forma uns "s" beeeem pequenininhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tipo 4b é frisado, mais vou pesquisar de novo. Aliás vou procurar entre os conhecidos alguém que seja 4b para observar melhor.

      Obrigada pela observação! Bjus

      Excluir
  21. eu n consegui distinguir qual meu tipo de cabelo fiquei na duvida meu cabelo tem muitos cachos e elastico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente seus cachos são tipo 3.

      Bjus

      Excluir
  22. Meu cabelo se divide entre o 3C na frente e no resto 3B, tão complicado de definir :/ tô quase desistindo da transição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê Larissa, não desista, esse processo de recuperação dos cachinhos requer paciência amiga. Participe de grupos no facebook, lá vc vai encontrar pessoas que têm o mesmo tipo de cabelo que vc e vão poder te ajudar.

      Veja:
      http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo.

      Excluir
  23. Ao pesquisar sobre umectação encontrei este seu blogue e fui lendo e lendo, até chegar a este post sobre os tipos de cabelo. Estou em transição desde Dezembro/2012 e, como toda a gente sabe, é um processo complicado. Para além do problema das pontas, o cabelo que está a nascer não tem definição nenhuma, com muito frizz e muito seco. Em determinadas zonas parece 4b e noutras 3c. De qualquer forma continua muito estragado pelos anos de químicas, pelo que tenho que ter muita paciência com ele. Muita mesmo!!!
    Mas lendo a partilha de outras meninas, dá-me ânimo para continuar este percurso de descoberta!

    Parabéns pelo blogue.

    http://mulatadelisboa.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Precisamos de muita paciência mesmo, o ideal é montar um cronograma capilar e procurar seguir, logo você verá como o cabelo começa a responder ao tratamento. Não desista, logo, logo você verá que valeu a pena. Sucesso! Bjus

      Excluir
  24. Ola....definivamente o meu cabelo e 4c igualzinho ao da Aevin Dugas...preciso de definer os cachos sem trata-los quimicamente...alguma ideia? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monte um cronograma para suprir as necessidades do cabelo. Cabelo 4c é sedento por óleos 100% vegetais e manteigas. Inclua umectação no seu cronograma. Veja essa técnica de finalização para cabelo 4c, http://negrarosarosanegra.blogspot.com.br/2011/02/ola-pessoas-por-aqui-domingao-de-sol.html.

      Obrigada Selma, volte sempre! Bjs

      Excluir
  25. Olá, será que tem como cachear o cabelo 2b?
    O meu é crespo, sem forma e volumoso.
    Gostaria de deixá-lo natural, tenho 8 meses sem química e só ando com ele preso... mas queria que ele ficasse com cachos definidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já montou um cronograma capilar? Seu cabelo está todo natural? Para obter definição dos cachinhos faça coquinhos, twist ou tranças à noite. Bjs

      Excluir
  26. Olá, estou em fase de transição, devo estar com uns 3 a 4 dedos de cabelo natural, gostaria de saber,mais dicas sobre Hidratação e formas de modelar, ainda não descobri meu tipo de cabelo,na frente é sem forma e do meio para tras formam-se cachinchos pequenos bem definidos,estou super animada, compro flores, enfeites, mais ainda não sei como faço um penteado para deixa-lo legal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre hidratação:
      http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Hidrata%C3%A7%C3%A3o.
      Para cuidar do cabelo monte um cronograma capilar e procure seguir direitinho, você logo verá o resultado.
      Sobre a forma de modelar recomendo o blog da Rosa veja: http://negrarosarosanegra.blogspot.com.br/2011/02/ola-pessoas-por-aqui-domingao-de-sol.html
      Fico devendo um post sobre formas de modelar. Parabéns pelos cachinhos! Agora vamos aprender a cuidar deles, pode contar comigo. Bjus e boa sorte!

      Excluir
  27. olha eu sou de cabo verde cortei meu cabelo bem baixinho mas baixo mesmo mas ele cresce muito pouco não sabia como fazer idrataçao, nutricao e reconstrução depois que eu vi videos no youtub eu aprendi algumas coisas mas ainda tenho algumas duvidas estou muito confusa ao meu tipo de cabelo 3c ou 4c ele fica mole quando lavo e encolhe mas depois que seca fica duro para pentear-beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só uso o pente quando estou com os cabelos molhados e com condicionador, depois o pente passa a ser meus dedos. Participe de grupos no facebook para trocar aprender e trocar experiências com outras meninas. Veja essa postagem que eu fiz:
      http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo. Participando dos grupos você vai ver fotos com os tipos de cabelo e logo saberá qual o seu.

      Obrigada e volte sempre! Bjus

      Excluir
  28. Olá. O meu nome é Neyd Mulemel. Sou moçambicana. Tenho cabelo afro e pelo que constatei tenho o 4C. Estou feliz com o meu cabelo só que tenho uma particularidade. O meu cabelo é facíl de pentear, mas quando o faço, sai uma boa quantidade de cabelo e assim parece que o meu cabelo mantem e quero muito ter um cabelo comprido.
    Eu gostava de saber também, como faço para criar uma "igualidade" no comprimento do cabelo, tenho cabelo grande no meio e nos lados n tem a mesma altura que no meio. O que faço? Não gostava do meu cabelo, mas vi algo diferente nele que dspertou o desejo de cuidar dele. Aguardo a resposta. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monte um cronograma capilar para que possa nutrir o cabelo com o que ele necessita. Para que cresça forte e saudável. Para um bom crescimento do cabelo veja a sua alimentação. Veja essa postagem que fiz, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2013/05/crescimento-dos-cabelos.html.

      Obrigada e volte sempre! Bjus

      Excluir
  29. Olá, tenho o cabelo crespo mas fiz escova progressiva e agora ele está reto. Quero deixá-lo natural novamente e com cachinhos definidos. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você vai passar pela transição. Aguardar o cabelo crescer para que os cachinhos voltem. Veja essa postagem, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2013/01/transicao-que-fase-dificil.html. Qualquer dúvida estou à sua disposição! Ah, participe de grupos no facebook, eu indico alguns nessa postagem veja, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo. Bjs

      Excluir
  30. olá muito prazer tenho problema com meu cabelo já estou usando ele careca a mais de 3 anos, agora deixar crescer natural, está com uns 2 dedos somente gostaria dele black, consigo fazer isso beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim, tenho amigas que estão usando um garfo para cabelo black. Apesar do cabelo está curtinho com esse garfo ele ganha uma certa altura. Desculpa a demora!

      Boa sorte!

      Excluir
  31. Por favor me ajude.
    sou homem, tirei um fio de cabelo e achei parecido com o 2 C ou 3 A mas nas fotos com pessoas não parece muito. o meu cabelo é curto e nunca fiz hidratação ou algo do tipo. meu cabelo fica ondulado quando molhado mas perde a forma quando seca, sera que hidratação deixa ele com as ondas definidas ? por favor, responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monte um cronograma para manter hidratado o seu cabelo e você verá as ondas definidas. Cronograma veja aqui: http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Cronograma

      Abraços

      Excluir
  32. Olá querida, meu cabelo tem tds os tipos possiveis (acho que é um 8 c rsrsrs) estou tentando mantelo natural pois me cansei de química, cortei bem curtinho, a uns 5meses mas ele cresce mt esta com 12 cm de alturapois só cresce para cima é aspero e muito duro isso me chateia bastente pois nem eu gosto de toca-lo, tentei a fitagem mas não funciona, parece arame fino com ondulações, me ajuda por favor querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monte um cronograma, uma rotina para hidratar seu cabelo. Veja aqui: http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Cronograma.

      Abraços!

      Excluir
  33. Oi meu cabelo ja teve muita quimica e nao qro ele mais assim, so que o problema é que ele esta cacheado somente por dentro (raiz) e ele constuma ficar muito embaraçado, porfora ele fica com efeito de liso e crespo, como fazer ele cachear por fora? E quanto tempo pode demorar? É urgente estou muito aflita!

    ResponderExcluir
  34. Ola!!! Pessoal meu cabelo é tipo 4ABC rsrsrs. E tenho cachinhos (multi formatos pelo cabeça) que só começaram a aparecer depois que aprendi a cuidar dos fios.

    Fiz meu BC em setembro e agora estou no processo da paciência

    ResponderExcluir
  35. Olá Pessoal!!

    Eu tenho cabelo Tipo4ABC kkk. Sim os cabelo 4C formam cachos, eu descobri isso quando aprendi a cuidar dos fios :).

    A maioria das estão no grupo https://www.facebook.com/groups/396635180361094/

    Todos serão bem vindos!!

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Adorei o post!!
    Tenho o cabelo super fininho (fininho mesmo!!rsrs) e estou em transição e não utilizo química faz 1 ano e meio. Por não ter coragem de fazer o Big chop estou cortando aos poucos e restam poucas partes com química. Gostaria de ajuda para identificar meu tipo de cabelo, pois cada região tenho um tipo!rs... Pois bem, na parte de trás da cabeça, até a altura das orelhas meu cacho é bem largo e não enrola desda raiz. Acho que seria um 3b. Das orelhas até o topo da cabeça os cacho se definem melhor, acho que seria um 3c. Já na parte da frente, meu cabelo forma cacho bem pequenos e bem fechadinhos, não forma zigue-zague, permanece enrolado, porém o cabelo é bem mais crespo. Gostaria muito de sua ajuda, pois gostaria de descobrir que tipo (ou tipos) de cabelo tenho para melhor tratá-lo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Olá Liliane, sem ver seu cabelo fica difícil dizer. Mais pelo que parece seu cabelo tem cachos tipo 4a também. Monte um cronograma de tratamento para o seu cabelo. Aqui no blog tem um cronograma. Vá observando como seu cabelo reage aos produtos que você usa, como reage a cada etapa do cronograma. Assim você passará a conhecê-lo. Obrigada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  38. Ola uso química e tenho mega hair liso , meu cabelo era 3b agora por conta dos relaxamento ele esta 2a . Quero muito ter meus cachos de volta. Como faço?

    ResponderExcluir
  39. Olá......
    Bom dia! Meu cabelo é 4C, sem forma e muito cheio kkk
    Sempre fiz relaxamento, porém há 2 anos estou com tranças, na intenção de assumir o black.
    Mas colega.... não há maneira de deixar ele menos seco para usar com laços, faixas e etc???
    Ele nunca terá forma?

    ResponderExcluir
  40. O meu cabelo é fino e tipo 2c,mas ultimamente ele tem ocilado entre 2a e 2b, o que posso fazer para ele engrossar e voltar a ser tipo 2c? BjOssss

    ResponderExcluir
  41. Olá Sônia! Eu acho que meu cabelo nem tem classificação de tão crespo que é. Eu faço relaxamento e acho lindo quem tem a coragem de aceitar o cabelo e usar da forma natural. Quando esta dando 60 dias que relaxei eu já não aguento,mesmo hidratando toda semana os cabelos que crescem dói até na hora de pentear de tão"duros" hahah... Enfim os tipos de cabelos que vejo sempre são (melhores) que o meu e não tenho coragem alguma de fazer este BC que tanto falam.Mas é isso... Muito bom o seu blog,indiquei para uma amiga minha que tem os fios melhores quem sabe ela se anima eu dou toda força...Um abraço.

    ResponderExcluir
  42. adorei usas dicas!
    visita la o meu blog;
    http://manuhcacheadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou visitar sim Manuh! Obrigada pelo convite!

      Abraços!

      Excluir
  43. o meu tipo de cabelo é afro 4a crespo e macio,
    qual é a dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue cuidando, monte uma rotina de tratamento. Veja: http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Cronograma

      Abraços!

      Excluir
  44. Pra mim que tenho mais de um tipo e cabelo. Isso pode acontecer?
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Cássia. Coisas da genética! kkkk

      Abraços!

      Excluir
  45. Estou com tantas dificuldades pra encontrar uma definição pro meu cabelo, que acho que vou criar um novo subgrupo!! é isso! meu cabelo é 3D! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk, gostei desse subgrupo.

      Abraços :)

      Excluir
  46. meu cabelo não forma S ,forma umas ondas pequenas e finas mas ele possui algumas ondas grossas e mais abertas que tipo de cabelo é 3c ou 3b ? e oque posso fazer para ganhar brilho meu cabelo é opaco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monte uma rotina de tratamento.
      Veja em: http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Cronograma

      Abraços!

      Excluir