23/07/2012

Transição (do relaxado para o natural)

  Foto: www.antihairslave.com/2012/05/creamy-crack-is-it-really-that-serious.html


Vi o vídeo abaixo, achei lindo, foi encorajador para mim! Ele mostra uma negra assumindo seu cabelo afro. O momento do grande corte, seu sentimento em cortar todo o cabelo e se assumir.

Não é fácil deixar de relaxar os cabelos e assumir o cabelo natural. Quando tomamos decisão, entramos na contramão da moda. Sabemos que a moda nos empurra obrigatoriamente para o alisamento. E quem decide pelo natural é mal visto nos meios sociais e no mercado de trabalho. 

Até nós mesmos nos perdemos em nossa identidade, enquanto estamos com os cabelos alisados, nos achamos lindas, nos olhamos no espelho com orgulho. Quando resolvemos assumir os cabelos naturais, nos escondemos (vi depoimentos de muitas e isso acontece comigo), não nos aceitamos no primeiro momento e com vergonha nos escondemos. Foi isso que eu senti na reação dela e é essa a minha reação.


Estou assumindo meu cabelo natural, porque estou fora do mercado de trabalho. Se eu estivesse trabalhando, tenho certeza que continuaria a alisar.

Até nos aceitarmos temos um longo caminho a percorrer. Não esqueçam de ver o vídeo ok?

27 comentários:

  1. Linnnddoooooo, adorei!!! Também estou na fase da transição e embora tenha pouco tempo, realmente tem hora que é muito difícil mesmo, mas não vou desistir. Agoras então (depois de ver este vídeo) não desisto mesmoooo...!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fase é muito difícil! Tem horas que realmente pensamos em jogar a toalha, precisamos mesmo de incentivos para vencer essa fase.

      Força garota e boa sorte!

      Excluir
    2. Seá, estou em face de transição me indicaram Yamasterol, nao ficou bom

      Excluir
    3. Experimente separar a quantidade de yamasterol que você vai usar e adicionar algumas gotas de óleo vegetal, misturar bem e usar.

      Experimente e me diga qual foi o resultado.
      Boa sorte!

      Excluir
  2. Estava pensando sobre isso este dias enquanto buscava inspiração para continuar nesta luta contra a manipulação da sociedade e assumir meus cachos volumosos sim...
    E cheguei ao um conscenso que hj está muito mais facil assumir esta personalidade pois temos grandes exemplos de negras lindas e famosas espelhem-se em seu semelhantes..... e hj adorooooooo pois me sinto mais confiante por ser quem eu sou e mostrar a todos que torceram contra.. Que apos a fase de transição me sinto mais bonita e confiante... Chega da escravidão da chapinha e secadores....Libertem-se

    ABÇ Smax

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente seu comentário, senti em suas palavras o sabor dessa liberdade que muitas ainda não tem coragem de experimentar.

      Libertem-se, soou como um grito de alegria e incentivo.

      Obrigada pela força!
      Bjussss

      Excluir
  3. hoje eu me dicidir voltar as minhas raizes ,para de alisar meus cabelo comecei, a ver esses videos fiquei empolgada vendo tantas meninas que assumiram seu cabelos eu sempre queria assumir meus cabelos mas sempre fazia progressiva ñ,mas espero q consigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia mara!!!
      Pode contar comigo, boa sorte na sua nova caminhada. Volte sempre para contar suas experiências. Bjus

      Excluir
  4. DEcidi nao usar mais química, porem minha preocupaçao é mercado de trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a maioria das empresas preferem o cabelo relaxado, se for natural que mantenha sempre preso. Torço para que você encontre uma empresa com normas que não sejam preconceituosas.

      Boa sorte e obrigada pela colaboração Marcy!
      Bjus

      Excluir
  5. Estou em face de transição nada que faço da certo.... Estou usando Yamasterol meu cabelo ficou horrivel.... estou usando tb um G GELETINA pior ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente essa fase é assim mesmo! É muito importante você seguir um cronograma capilar. Quanto ao yamasterol, separe a quantidade que você vai usar e coloque algumas gotas de óleo vegetal e mexa bastante, use no cabelo e depois use o Ggelatina. Nessa fase o cabelo precisa de muita hidratação. Boa sorte!

      Excluir
  6. Engraçado ler você dizendo que esta assumindo o crespo por estar fora do mercado de trabalho. Sou advogada e desde a faculdade sempre mantive aquele liso empecável,com franja reta,lateral, vários estilos, mas sempre lisa. Depois de formada mative por um tempo, mas não aguentava mais aquela cara lampida, rs. Mas foi quando uma colega de trabalho me disse que cabelo crespo não é de advogada, ai tomei a decisão de asssumir meus crespos, estou sem quimica há 5 meses, claro que como estou no periodo de transiçao uso muito mais ele preso com acessorios do que solto. Bom o que eu queria dizer e que minha motivação foi contrária a sua, eu quero e vou mostrar para essa colega que uma advogada pode sim ter o cabelo crespo e ser respeita no ambiente de trabalho. Meu cabelo não define a minha capacidade profissional.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, sabemos que cabelo arrumado na visão de algumas empresas significa cabelo alisado. E isso não tem nada a ver com capacidade profissional e sim com o chamado "perfil da empresa". Também sabemos que a empresa não pode impor decisões sobre a aparência de seus funcionários, mas isso acontece de forma sutil. No meu caso eu já alisava e até gostava do resultado rsrs. Deixei de alisar pois sou portadora de hérnias cervicais e o lavatório é uma tortura para mim. Creio que se não fosse a dor eu estaria alisando meu cabelo.

      Obrigada por compartilhar sua experiência, volte sempre!
      Boa sorte!
      Bjus

      Excluir
  7. Eu quero muito largar a quimica, mas qdo cresce 1 dedo já fico desesperada. É complicado mas vou tentar dessa vez! Quase retoco hj, mas resolvi procurar incentivo na internet..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora essa decisão não é fácil, eu também era assim! Precisei deixar a química e os primeiros meses foram horríveis. Hoje estou mais tranquila, de vez em quando bate uma vontade de correr para um salão kkk. O caminho é esse mesmo, procurar incentivo na internet, tem grupos no facebook, estou preparando uma postagem para indicar esses grupos. Qualquer dúvida pode contar comigo pelo blog ou pelo e-mail.

      Foco e força garota! Bjus

      Excluir
    2. boa noite gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer para meu cabelo ficar natural .
      neste momento tenho cabelo defrizado .
      ajudem-mi por favor

      Excluir
    3. É só deixar de desfrizar o cabelo e começar a transição conforme postagem e vídeo nessa página. Veja também, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2013/01/transicao-que-fase-dificil.html.

      Boa sorte!

      Excluir
  8. Ѕomebody essеntially assіѕt tо
    make critiсally articleѕ Ӏ ωould
    ѕtate. This is the ѵery first time
    I frequented your websіte page anԁ thus
    far? I amаzed wіth thе analysis yοu
    mаde to crеate thiѕ aсtuаl
    submit incredіblе. Magnificеnt tаsk!


    Alѕο visit mу wеb blog - silkn Sensepil reviews

    ResponderExcluir
  9. I figured this software wаs a very іmpoгtаnt thing еνeг.


    Feel free tο surf to my wеb-ѕite: green Smoke

    ResponderExcluir
  10. Quality cоntent is the main tο іnteгеѕt the viеwers to go to
    sее thе web site, that's what this site is providing.

    Check out my web blog: silk n sensepil

    ResponderExcluir
  11. The belt coulԁ be worn wherever ѕo you can gеt a superb function
    out taking a cat naρ οr washing house.


    Μy web pagе - http://www.prnewswire.com/news-releases/flex-belt-review-and-latest-coupon-code-savings-now-featured-at-awesomealldaycom-190317331.html

    ResponderExcluir
  12. I am really enjoying the theme/design of your website.

    Do youu ever run into any web browser compatibility issues?
    A few off mmy blog audience have complained about my website not operating
    correctly in Explorer but looks great in Chrome.
    Do yoou have any ideas to help fix this issue?

    Here is myy site title free standing punch bag

    ResponderExcluir
  13. I am regular visitor, how are you everybody? This piece of writing
    posted at this web site is really nice.

    my page ... hard landscaping (Http://Llm.Adamzollman.com)

    ResponderExcluir