16/09/2012

Azeite de Dendê ou Óleo de Palma





Olá amigos! Tudo bem com vocês? Continuamos conversando sobre óleos e azeites que eu uso pois, cabelos cacheados, cacheados/crespos e crespos (afros), adooram. Já falamos sobre óleo de rícino, azeite de oliva e hoje vamos conhecer o azeite de dendê.

Dendê lembra música e lembra comida gostooosa! Quem quiser vatapá, (ô) / Que procure fazer / Primeiro o fubá / Depois o dendê ... kkk. Gente eu adoro dendê, gosto tanto que resolvi experimentar no cabelo kkk (minha família pira ... kkk). Não resisto a uma comida com dendê (só não gosto de acarajé), nesse dia, cometo o pecado da gula kkk.

No cabelo? Usei e gostei. Depois de tanto falarem que eu ia perder os cabelos, blá, blá, blá, fiz uma pesquisa na net, encontrei indicações de uso desse delicioso azeite nos cabelo e vi que não é só minha cabeça que é um laboratório (kkk). Comprei uma garrafinha de 200ml por R$1,20, precinho bom não é?

O dendê é um dos princípios ativos de muitos cosméticos. Ele é fonte natural de vitamina E, tocofeiros e tocotrienois que atuam como antioxidantes, o dendê também é rico em vitamina A.

Para se ter uma ideia, a quantidade de vitamina A presente é 14 vezes maior do que a encontrada na cenoura. O azeite de dendê possui ácidos graxos saturados (palmítico 44% e esteárico 4%) e não saturados (oléico 40% e linoléico 10%) similares aos encontrados nos fios, proporcionando hidratação e brilho.


Dicas de uso:
  • Uma ou duas colheres misturadas ao creme de hidratação.
  • Lábios ressecados.


Atenção
  • Quem tem cabelos claros deve fazer teste da mecha.
  • O cheiro é muito ativo, mais desaparece após lavar e condicionar.
  • Se for passar puro, use luvas, pois pode manchar a pele.

Por ter cheiro muito ativo e por causa da cor, eu nunca coloquei no creme de pentear. Uso na máscara de hidratação e nutrição. Faço umectação noturna só com o azeite de dendê, também preparo um mix com azeite de dendê, óleo de semente de uva e óleo de rícino, aplico nos fios, lavo depois de +/- umas duas horas.

Resultado: brilho, maciez e sem frizz.


Vocês já usaram dendê no cabelo?  

Desejo uma semana abençoada para todos!




Fonte de pesquisa
  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Azeite_de_dend%C3%AA

Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede; mas, quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que eu lhe der há de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna.  (Jo 4, 13-14).

29 comentários:

  1. Já vi pra comprar e acabei não levando. Li muito as meninas do Produtos de beleza indicando muito, mas tenho medo do cheiro, kkkk...
    E agora que você falou que mancha até a pele é que eu não compro mesmo (tenho o cableo com muitas luzes, entre tinta e descolorante, inclusive umas poucas mechas quase platinadas...)... Uma pena, dizem mesmo maravilhas..
    Ahh, você comentou que crespos adoram óleos, mas os meus são só cacheados, tipo 3A, forçando muito a barra 3B... E finos descoloridos, mas também amam óleos! (só dosar a quantidade que fica tudo certo!)
    Beijos
    Esther Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode manchar a pele. O cheiro é eliminado na lavagem com o condicionador mas, com mechas quase platinadas é melhor não usar. Mais tem outras opções como óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino, ... procure sempre óleo 100% vegetal, leia o rótulo.

      Valeu a informação sobre cabelos cacheados, vou alterar no texto.

      Obrigada pela sua participação Esther. Bjus

      Excluir
  2. Oi amiga, já usei o azeite de Dendê na umectação, ele é bom mas o cheiro e de matar me deu até enjoo, mas o que não fazemos a favor da beleza não verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ariane, suportamos tudo, testamos tudo, nossa cabeça vira um laboratório, haja experimentos, kkk.

      Abraços!

      Excluir
  3. Como lhe falei estou testando a máscara Flexium e um dos principais ativos era um tal de Elaeis Guinenzis Oil,que mais tarde fiquei sabendo que era óleo de palma. Nossa... os efeitos desse óleo no meu cabelo foram surpreendentes ,eles ficaram tão macios e soltos que parecia que eu havia relaxado com química. Por ser um produto natural com tal poder imaginei que fosse um óleo superespecial importado do Oriente. Imagine minha surpresa agora ao saber que esse óleo é o meu velho conhecido azeite de dendê ,do acarajé das baianas... Vou encomendar litros aí na Bahia...rsrsrs

    Abração, sempre descubro coisas nesse blog.

    PS. Fiz um leite de pentear com a máscara Flexium , mas observei que meus cabelos expostos ao sol foram adquirindo uma tonalidade vermelha, será que foi efeito do Azeite ?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou enviar caminhões de dendê para você ... kkk. Fiz uma umectação com dendê no cabelo do meu filho, ele gostou muito do resultado. Aliás dos óleos que ele usou para umectação, dendê foi o que ele mais gostou.

      Quanto a tonalidade vermelha nos seus cabelos, creio que não tem a ver com o azeite. Já que não fica nenhum resíduo nos fios.

      Forte abraço!

      Excluir
  4. Nunca experimentei. Porém muitas amigas usam e gostam bastante. Querida amei seu blog e jaa estou seguindo, segue o meu tb. Bjs http://www.blogdapreta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O azeite é excelente! Preta, visitei seu blog e gostei muito, já estou seguindo.

      Obrigada e um grande abraço!

      Excluir
  5. Sônia, vou experimentar hoje o azeite de dendê nos cabelos, depois venho te contar o que achei. Muito obrigada pela dica, aliás muitas dicas maravilhosas por aqui...
    beijos, Lauri

    ResponderExcluir
  6. Oi Sônia, tô com o azeite aqui na cabeça, neste exato momento, torcendo para que fique tão bom quanto os das meninas nas postagens acima, meu cabelo anda muito poroso, cheio de pontas duplas e com muito frizz, vc não teria mais uma das suas receitas maravilhosas p/me ensinar? Amei seu Blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse azeite é muito bom!
      Leia sobre óleos e manteigas aqui no blog, tem indicação de uso nesses tópicos. Qualquer dúvida é só perguntar. Quero saber como reagiu seu cabelo ao azeite de dendê. Estou aguardando!

      Obrigada pela participação! Bjus

      Excluir
  7. Oi Sonia, gostaria de saber se voce vende, o óleo de demdê, pois comprei aqui em São Paulo, mas tenho medo de não ser 100% puro, entende, comprei no mercadão 1 litro por 12,00.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo, não vendo azeite de dendê.
      O que você comprou tem rótulo? Dê uma olhada no rótulo veja se é puro ou se tem mistura.

      Obrigada pela visita, abraços!

      Excluir
  8. Eu aqueci um pouco e passei ele puro nos cabelos, deixei de um dia pro outro (coloquei um pano nos travesseiros, mas manchou do mesmo jeito.) lavei com bastante xampu e passei condicionador, os meus cabelos ficaram super macios,pretendo fazer umas 2 vezes por semana. beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manchou o travesseiro? Mancha de dendê é difícil de sair. Mais o resultado no cabelo é divino! Experimenta misturar na máscara. É ótimo!

      Bjus

      Excluir
  9. Bom no auge do desespero vale tudo, vamos vê se funciona rs qualquer melhorar é bem vinda neh...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse óleo é ótimo, o resultado da umectação ou desse óleo misturado a uma máscara é maravilhoso! Experimente e depois conte-nos sua impressão.

      Abraços

      Excluir
    2. Experimentei a umectação e adorei o resultado, meu cabelo estava só a palha, o óleo realmente recupera visivelmente os fios.vou continuar usando uma vez por semana porque abandonar a chapinha esta fora de cogitação kkk. valeu pela dica! Deusa

      Excluir
    3. Esse óleo é excelente! Cuidado com umectação e chapinha. Bjs

      Excluir
  10. De manha lavei os cabelos com xampu, sem condicionador. Deixei secar naturalmente. A noite passei muito azeite de dende, pus uma touca de banho, uma faixa de tecido em algodao contornando a testa e outra touca de la por cima de tudo. Dormi com ele no cabelo. Ficou muuuito macio! Valeu a pena suportar o cheirinho enjoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena sim, o cabelo reage muito bem a esse óleo. O cabelo fica super macio.

      Obrigada por partilhar a sua experiência! Bjus

      Excluir
  11. Tenho 6 meses de BC e vou começar a testar diferentes ingredientes na hidratação pra potencializar pois só o creme não me dá o resultado que dava antes (potão da gota dourada) e não quero virar a "loka dos cremes" (tenho forte tendência, rsrs). Amei a página e vou explorar ao máximo... bjks

    ResponderExcluir
  12. Vou testar pra potencializar minha hidratação pois o creme puro já não me dá o resultado que dava antes! Ótima página, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Excelente Betinha! Também tenho me policiado para não virar a loka dos cremes, kkkk. A situação nos empurra para isso. Bjus amiga!

    ResponderExcluir
  14. Estou usando esse azeite na hidratação. gostei tanto do resultado que uso a mais de um ano, meus cabelos recuperaram a macies, brilho e parou de quebrar e ficar com as pontas secas .Para quem quer usar vai uma dica de como eu faço: lavo, misturo um pouco do azeite de dendê em uma mascara de hidratar, deixo agir por mais ou menos meia hora e lavo novamente com xampoo, passo condicionador, enxaguo e escovo. a escova dura muito mais, sem contar que evita ressecar o cabelo. Eu recomendo! DEUSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, eu também sou fã número 1 desse azeite, A-M-O. Eu também recomendo! Obrigada pela sua dica e por partilhar conosco sua experiência.
      Bjus

      Excluir