16 de set de 2012

Azeite de Dendê ou Óleo de Palma





Olá amigos! Tudo bem com vocês? Continuamos conversando sobre óleos e azeites que eu uso pois, cabelos cacheados, cacheados/crespos e crespos (afros), adooram. Já falamos sobre óleo de rícino, azeite de oliva e hoje vamos conhecer o azeite de dendê.

Dendê lembra música e lembra comida gostooosa! Quem quiser vatapá, (ô) / Que procure fazer / Primeiro o fubá / Depois o dendê ... kkk. Gente eu adoro dendê, gosto tanto que resolvi experimentar no cabelo kkk (minha família pira ... kkk). Não resisto a uma comida com dendê (só não gosto de acarajé), nesse dia, cometo o pecado da gula kkk.

No cabelo? Usei e gostei. Depois de tanto falarem que eu ia perder os cabelos, blá, blá, blá, fiz uma pesquisa na net, encontrei indicações de uso desse delicioso azeite nos cabelo e vi que não é só minha cabeça que é um laboratório (kkk). Comprei uma garrafinha de 200ml por R$1,20, precinho bom não é?

O dendê é um dos princípios ativos de muitos cosméticos. Ele é fonte natural de vitamina E, tocofeiros e tocotrienois que atuam como antioxidantes, o dendê também é rico em vitamina A.

Para se ter uma ideia, a quantidade de vitamina A presente é 14 vezes maior do que a encontrada na cenoura. O azeite de dendê possui ácidos graxos saturados (palmítico 44% e esteárico 4%) e não saturados (oléico 40% e linoléico 10%) similares aos encontrados nos fios, proporcionando hidratação e brilho.


Dicas de uso:
  • Uma ou duas colheres misturadas ao creme de hidratação.
  • Lábios ressecados.


Atenção
  • Quem tem cabelos claros deve fazer teste da mecha.
  • O cheiro é muito ativo, mais desaparece após lavar e condicionar.
  • Se for passar puro, use luvas, pois pode manchar a pele.

Por ter cheiro muito ativo e por causa da cor, eu nunca coloquei no creme de pentear. Uso na máscara de hidratação e nutrição. Faço umectação noturna só com o azeite de dendê, também preparo um mix com azeite de dendê, óleo de semente de uva e óleo de rícino, aplico nos fios, lavo depois de +/- umas duas horas.

Resultado: brilho, maciez e sem frizz.


Vocês já usaram dendê no cabelo?  

Desejo uma semana abençoada para todos!




Fonte de pesquisa
  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Azeite_de_dend%C3%AA

Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede; mas, quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que eu lhe der há de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna.  (Jo 4, 13-14).