24 de set de 2012

Óleo de coco


COCOS NUCIFERA OIL/COCONUT OIL = ÓLEO DE COCO

 

Olá amigos, passei para vocês informações sobre óleos e azeites que uso no meu cabelo, Óleo de rícinoAzeite de Oliva e Azeite de dendê. Hoje passo para vocês informações sobre o óleo de coco, essa é a última postagem sobre óleo, pois só tenho esses no meu armário. 
O óleo de coco virgem é um produto que deriva do fruto da espécie Cocos nucifera. Solidifica-se abaixo de 25°C. É prensado a frio, não é submetido ao processo de refinamento e desodorização.
O óleo ou azeite de coco é um óleo vegetal conhecido também como manteiga de coco é uma substância graxa que contém cerca de 90% de ácidos saturados extraídos mediante prensagem da polpa ou cerne dos cocos (Cocos nucifera), se emprega muito na indústria dos cosméticos (para elaboração de sabões e cremes) e também pode ver-se nas gastronomias de alguns países asiáticos. Este produto é 7% do total das exportações das Filipinas (maior exportador deste produto).

O óleo de coco tem efeito antibacteriano, antiviral e antifúngico. É um poderoso antioxidante. Rico em ácidos láuricos, tem 2/3 de sua gordura compostos de ácidos graxos, as mesmas gorduras do leite materno. É também muito rico em vitamina E.

Amacia a pele previne o aparecimento de rugas e rachaduras na pele, hidratante para todos os tipos de pele, ótimo para o tratamento de dermatite, psoríase e outras afecções da pele. Aumenta a imunidade e é eficaz no tratamento de doenças como gripe, tuberculose, pneumonia, herpes e faringite.


Devemos observar no rótulo se constam as seguintes informações:
  • prensado à frio;
  • não hidrogenado;
  • não refinado;
  • extra virgem;
  • origem vegetal.

Atenção: o óleo refinado geralmente não tem cheiro nem sabor, é classificado como RBD, refinado, branqueado e desodorizado. O virgem mantem o aroma e o sabor do coco.


E nos cabelitos???
  • Huuummm ... ajuda no crescimento do cabelo, elimina pontas duplas, mantém a hidratação natural, amacia o fio, repara cabelos danificados pela química e chapinha, ótimo para os ressecados e os naturalmente secos. É excelente como tratamento anticaspa, o óleo de coco é um óleo hidratante, ele ultrapassa a cutícula do cabelo, repara e previne danos de dentro para fora (segundo pesquisa, esse óleo penetra no couro cabeludo), fortalece e hidrata profundamente o cabelo, dá brilho e impede perda de proteína. Uau, que maravilha!!!


Dicas de uso:
  • usar nas pontas do cabelo como reparador, usar pouco para não deixar o cabelo pesado;
  • na umectação noturna;
  • uma colher de chá ou mais no creme de hidratação.


Onde comprar:
  • lojas de produtos naturais.

Preço:
  • 200ml pode variar de R$35,00 a R$ 40,00.


Para você notar os benefícios que um óleo faz no seu cabelo, precisa fazer a experiência de usar apenas um tipo de óleo por pelo menos uns quatro meses. Eu fiz essa experiência, por isso fico perdida entre esses que uso. Quando não faço umectação, coloco na máscara de nutrição um mix de óleo e me jogo.



Quem está com duas texturas como eu, deve usar com moderação pois, o crespo aceita bem o óleo mas, a parte que está com química pode ficar pesado.



Que maravilha de óleo não é amigos? Tem horas que fico completamente perdida com tantos benefícios! 


Que a Paz do Senhor seja derramada sobre todos nós!





Fonte de pesquisa
oleodecocobrasil.blogspot.com.br/2007_10_01_archive.html
wellandgoodnyc.com/2012/07/05/best-frizz-fixer-this-easy-coconut-oil-hair-treatment/
womenshair.about.com/od/problemhairadvice/qt/Coconut-Oil-Hair-Treatment.htm
pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_de_coco

8 comentários:

  1. Ôi Sônia com certesa o óleo de coco é mais uma maravilha da natureza para os nossos cabelitos, eu fiz a receita de óleo de coco caseiro da Vania Santa Catarina da um trabalhão mas o óleo fica super legal. um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi a receita da Vânia, ainda não consegui um tempinho para preparar. O trabalhão vale à pena pois esse óleo é tudo de bom.

      Bjus Ariane

      Excluir
  2. Ai, o de coco é o meu favorito!
    Amo demais o cheiro (e ainda por cima dizem que é o único que ultrapassa a cutícula e chega ao cortex, ou seja, benefício adicional!!!), então costuma ser meu queridinho, junto ao de linhaça (que é absorvido um pouco mais rápido que o de coco, mas cujo cheiro não é agradável - apesar de beem fraquinho, então também não incomoda...)
    Amo misturá-lo às máscaras, mas uso em pequena quantidade, só na umectação que sou beem exagerada, rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óleo de coco é muito bom! Esther, confesso que na umectação também exagero kkk.

      Obrigada pela visita!
      Bjus

      Excluir
  3. Minha vó fez esse óleo pra mim ! só que pelo fato de ter feito tratamento no BN "Beleza Natural" eu estou com medo de usar ! eu posso usar ? 0 que vooc' acha ? me ajuda, Pf *-* Obg ;*

    ResponderExcluir
  4. Eu não conheço o tratamento do BN mas, creio que não fará mal pois é um óleo 100% vegetal. Vc pode colocar um pouco na sua máscara de nutrição ou fazer uma hidro nutrição.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Aliza os cabelos sim ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, óleo não alisa cabelo.

      Abraços!

      Excluir