31 de jan de 2013

Transição capilar, que fase díficil!

Foto: Esperanza Spalding (cantora)
Voltar ao natural não é uma tarefa fácil. Muitas vezes penso em desistir, fico triste e desanimada querendo jogar a toalha. Como não posso contar com o apoio da família, me sinto só. Esse período de transição é assim para a maioria das pessoas.

Para continuar firme no meu objetivo, entendi que preciso ter muita, muita paciência e determinação. Criei esse blog, comecei a participar de grupos no orkut e facebook, li alguns blogs, passei a  partilhar meus medos com pessoas que estão passando ou já passaram pela transição, pesquisei no youtube vídeos sobre transição, tudo isso para me fortalecer, animar e não desistir.

Comecei a observar o cabelo das pessoas, principalmente o afro pois é o meu tipo. O legal é que ultimamente tenho encontrado muitos cabelos afros lindos desfilando pela cidade. Isso é muito bom, para mim é um incentivo. O que me assusta é o volume, rsrs, meu cabelo é super cheio, volumão, ainda não sei como vou lidar com isso, rsrs.

Quanto tempo dura uma transição? 
Depende! Tem pessoas que aguardam alguns meses para o crescimento da raiz natural pois não gostam de cabelo muito curto.  Esperam uns 5 meses ou mais e depois retiram toda a química. Outras gostam de cabelos mais compridos e vão cortando o cabelo aos poucos, há casos em que a transição chega a durar 2 anos ou mais. 

Tem pessoas que querem se livrar logo da química e cortam no primeiro ou segundo mês após optarem pelo cabelo natural. 

Foto: http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/11/aceitar-nosso-cabelo-um-ato-politico.html


Quem decidiu ir cortando aos poucos como eu, vai precisar de muita, muita paciência. Conviver com duas texturas não é nada fácil, tem horas que desanima. O fio natural é forte e o relaxado fraco, consequentemente os fios se quebram. O natural responde ao tratamento de uma forma e o alisado de outra. No meu caso, o natural ama óleos e manteigas e o alisado odeia. 

Nesse período também tem os comentários e as perguntas. Não vai mais cuidar do cabelo? O que está acontecendo? Você está desleixada! Passam a nos ver como desleixadas, rsrs. E isso só piora a situação, pois muitas vezes eu me sinto muito feia, um olhar ou um comentário me põe para baixo facilmente. Vejo depoimento de muitas meninas querendo voltar a usar química por causa da pressão dos pais, irmãos, marido, namorado, amigos, colegas, vizinhos e até desconhecidos (uma senhora me parou na rua e disse que eu deveria cuidar do meu cabelo, relaxar, soltar, me cuidar ... rsrs, imagine como fiquei!). 

Chega um momento, estou vivendo esse momento, em que não dá mais para usar o cabelo solto, não tem como estilizar o cabelo. Soltar nem pensar! Não consigo mais usar rabo de cavalo, agora é trança embutida, coque baixo e muuuita paciência.

Veja como fazer:
  • Trança Embutida (a minha não fica solta depois de pronta coloco a ponta para dentro do cabelo).

  • Coque (o meu coque é baixo, preso na altura da nuca).

Também uso presilha laço com rede.




Rede para coque sem presilha, acrescento duas piranhas pequeninas ou dois grampos, ou uso só a rede.



" ... é de batalhas que se vive a vida". (Raul Seixas)


*Amigos, leiam mais sobre transição no Blog Pitacos da Mãe.


Até a próxima, se Deus permitir!

133 comentários:

  1. Ai meu Deus, to assim que nem você!
    Meu cabelo era lieeeeeendo cachos lindos, mas meu zoiao fez me relaxar com hidroxido,depois guanidina, e assim meus cachos fora embora, consegui fcar um ano sem relaxar cortei bem curtinho depois voltei a relaxar, esse ano decidi que nao vou mas usar quimica meu cabelo não precisa, só cai nessa de quimica porque as vezes queria escova-lo e sempre que fazia ficava inchado parecendo juba de leao kkkk
    eu nao vou cortar como fiz antes vou esperar a quimica sair e quando tiver bem maior corto um pedaço com quimica logo de vez!
    Ainda bem que encontrei alguem que esteja que nem eu!
    beijos vou acompanhar sua trajetória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxamos pensando que vai melhorar e só piora a situação. Parabéns pela sua iniciativa Jana. É uma caminhada difícil mas vale a pena. Tenho consciência disso.

      Olha Jana, a química não sai, o cabelo é que vai crescendo. Também quero acompanhar sua trajetória, sempre que possível conte-nos sua experiência. Se quiser entrar em contato via e-mail fique à vontade. Força garota!

      Bjus

      Excluir
    2. Ahhhh Jana, fiquei um ano sem passar química no cabelo e só fiz escova progressiva por esse motivo, quando fazia escova ficava horrível, mas graças a Deus era um redutor de volume bem fraco e não alisou a raiz, o problema são as pontas e eu que não corto mais meu cabelo por nada haha, vou ter que ter paciência e determinação!

      Beijo meninas

      Excluir
  2. Não desanime Sonia. Seu cabelo é bonito! Preoupe-se com o que voce pensa. A opinião dos outros sobre sua aparÊncia não devem lhe fazer sofrer. Eles não querem te magoar ou ofender. Pense que para eles o padrão de cabelo tratado tem que ser liso está tão irraizados neles que não conseguem ver a beleza de ser quem você é. Agora as pessoas que não a conhecem, simplesmente ignore-as (para não ser grossa como eu sou)! Quando tiver coragem de cortar, verá que tudo valeu a pena!
    Garra! Ame-se! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também demorei muito para aceitar o cabelo natural. Sempre procuro me colocar no lugar dessas pessoas. Já estou procurando um salão aqui em Salvador.

      Obrigada pela força Amélia! Deus te abençoe!

      Bjus

      Excluir
    2. gente estou como vcs sem saber o q fazzer estou com um ano i quatro meses sem relaxar o kbelo estou com medo do resultado do black tenho namorado i ja nn sei o q fazer so co que

      Excluir
    3. Se não cortamos a única opção que temos é coque e trança.

      Excluir
  3. Eu sei o que você tá passando, to sentindo na pele tambem, estou com 3 dedos de cabelo virgem, e procuro aliviar o contraste com twists, vc já tentou fazer? Fica tudo cacheadinho e não dá contraste com a raiz crescida. Eu comecei a transição para mudança de quimica pq a anterior estava detonando meus fios e cada dia que se aproxima estou mais próxima do meu objetivo.
    Não desista amiga, a blogueira Dani do Essencia de Beleza está com mais de 1 ano de transição e os cabelos dela estão lindos.
    Bjs
    www.blogdapreta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preta no início eu tinha ótimos resultados fazendo twists, coquinho, papelotes e tranças. Agora nada disso resolve, nem usando gel. Fica horrível! Fica ótimo se usar chapinha, só que eu não quero. Para relaxar eu usava amônia será que tem alguma coisa a ver?

      Fui ao blog da Dani e vi o cabelo dela, é lindo! Nossos cabelos são diferentes, o meu é tipo 4 e está revoltaaaado, está em greve, kkk.

      Obrigada pela força amiga! Bjão

      Excluir
  4. Sônia, é muito difícil mesmo essa fase de transição... as vezes dá uma desanimada. Quando isso acontece eu corro pra internet para procurar inspirações, aqui no seu blog por exemplo é um dos lugares onde encontro sempre motivação e aprendizados. Eu sempre quis ter os cabelos naturais, mas nunca soube como fazer, como começar...

    Aqui em Brasília encontro poucas pessoas com os cabelos naturais, na minha família eu sou a única e as pessoas parecem que estão ”pagando pra ver” sabe... Só o meu marido que me dá total apoio. As vezes eu perco um pouco a paciência com as pessoas, ter que me explicar, defender meu ponto de vista...

    Meu cabelo natural também é super cheio e volumoso, mas estou me preparando pra isso, pra mudar radicalmente, mostrar como eles realmente são. Amiga, estou pensando em fazer logo o big chop...vamos ver se a coragem chega!rs

    Gostei das dicas, principalmente da trança embutida!

    *Ah, me adiciona no facebook, meu perfil lá é Lauri Sousa
    beijos
    pitacosdamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria saber que você encontra inspiração aqui no blog. Isso me anima muito. Transição é um período difícil e se torna pior quando precisamos explicar e as pessoas não entendem.

      Aqui em Salvador, graças a Deus, vejo muitos crespos e afros volumosos desfilando pela cidade. Isso para mim é um incentivo.

      Volumão Lauri? Precisamos aprender a lidar com ele rsrs. Acho lindo nos outros, vamos ver em mim qual vai ser o resultado. Também estou pensando em fazer o BC, primeiro estou procurando o salão, com o endereço na mão a coragem chega, kkk. Será?

      Obrigada por compartilhar sua experiência. Estou torcendo por você, coragem e boa sorte! Estou a caminho do face.

      Bjus

      Excluir
  5. EStou sofrendo muito tb , os comentários, os olhares , corteitodo meu cabelo, meu marido me chama de João, com vontade de passar química, tô me sentindo o Patinho feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força Bianca, você deu um grande passo. Sei que é uma situação difícil, não recue, não volte a usar química, enfrente, siga adiante. Você está com o cabelo natural, é hora de começar a cuidar dele, hidratar, umectar, nutrir e reconstruir. Nas redes sociais, procure grupos relacionados a cabelos, transição, pesquise blogs, no youtube veja os depoimentos. Tudo isso vai te fortalecer Bianca. Participe desse grupo no facebook, https://www.facebook.com/groups/476610059042666/. Não desista!

      Sucesso!

      Excluir
    2. Isso mesmo Bianca pense no resultado final seus cachos lindos e soltos, irei iniciar meu processo de transição espero conseguir, mas estou determinada.

      Excluir
    3. Você vai conseguir Rosinha. Para ficar empolgada, participe de grupos no facebook. Você vai gostar. Procure o grupo Vício Cacheado.

      Boa sorte amiga!

      Excluir
  6. Caramba, é verdade mesmo, tudo o que vc falou já aconteceu comigo, eu fui taxada de maluca por fazer o big chop, mais estou animada e focada no meu objetivo!Continue com suas dicas são valiosas!eu também após corta curtinho, fiquei vendo vídeos, participando de comunidades, segindo blogs, até que fiz o meu como um diários, do que tenhp vivido! eu estou te seguindo e gosto de suas dicas!bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadyr, vejo que nessa fase a história é a mesma para a maioria. Que tristeza! Estou conhecendo seu blog aos poucos, sua história. Não encontrei o botão para seguir o blog. Quero acompanhar tuudo!

      Obrigada pelo incentivo! Desejo sucesso!

      Bjus

      Excluir
  7. que bom que tem outras meninas passando por mesmo problema, o meu é só volume cabelo mesmo um pouquinho e finissímo. estou a nove meses tentando deixar o natural. usando preso, coque e ainda aguentar as piadinhas ta com cara de velha agora! ei só vive de cabelo preso é! tem hora que dá vontade sumir até passar tudo isso, ninguém imagina como nos sentimos por isso. Mas força logo vai passar! Eu espero1 rs rs rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo Pink! Ainda tem uns que dizem "você assim está com cara de crente!" kkk. Use óleo de rícino, ele encorpa os fios e faça sempre hidratação e umectação.

      É uma fase horrível Pink, não imaginei que seria assim! Isso garota, tudo vai passar e a recompensa será os belos cachinhos kkk.

      Boa sorte!
      Bjus

      Excluir
  8. Eu cortei quase todo parte alisada, fico chateado pois antes minha riz na velocidade luz, agora parece que emperrou. Estou louca para cortar o restante da parte com química e nada do cabelo crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está crescendo Marcy, os cachinhos vão se formando e temos a impressão de que o cabelo não cresce. Observe! Continue hidratando, nutrindo (umectando) e reconstruindo. Óleo de rícino ajuda no crescimento, faça massagem no couro cabeludo com esse óleo.

      Bjus

      Excluir
  9. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação Anderson! Volte sempre que puder.
      Abraços

      Excluir
  10. É moça...só tenho a te dizer que tenha força mesmo. A minha raíz está aqui com 2 dedos de crescida, geralmente nessa época eu volto a relaxar ela. Nem é tãoooooo diferente assim do cabelo relaxado, mas a diferença é suficiente para transformar a nossa rotina capilar em um caos,rsrsrs. Só fica bom mesmo no dia que leva, melhor ainda no dia em que faço uma nutrição com óleo de macadâmia. Mas fora isso é só dor de cabeça, heheheh.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei o que é isso Amanda! Quando relaxava, dois dedinhos de raiz natural para mim fazia uma diferença enorme, imagina agora, kkk. É, óleo dá um excelente resultado na parte natural e esse óleo de macadâmia é tudo de bom.

      Obrigada querida! Bjus

      Excluir
  11. Hoje mesmo pensei em relaxar, mas meu problema é com o crescimento, estava acostumada a cortar a cada 2 meses, mas depois que parei de relaxar (5 meses) nunca mais cortei e o cabelo nao sai do lugar pq a raiz virgem está encolhendo... sinceramente eu não estava preparada para o fator encolhimento :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fator encolhimento, infelizmente é problema de toda cacheada. Ainda não sei como lidar com esse problema. Mais não desanima Milena, logo iremos encontrar uma técnica para resolver esse problema, eu acredito, rsrs.

      Obrigada pela participação! Bjus

      Excluir
    2. Gente, sabe o que pode ajudar no crescimento, shampoo bomba (coloca monovin A (5ml) e bepantol líquido(5ml) num shampoo sem vitamina (300ml), o cabelo cresce mais rápido e essa fase de transição passa rapidinho. Usar duas vezes na semana e se lavar mais vezes na semana intercala com outro shampoo. Estou na transição e o cabelo está crescendo bem rapidinho, não cai e ainda fortalece. O monovin é encontrado em loja de agropecuária tipo Agrovel e etc. Bjos e boa sorte!

      Excluir
  12. De nada! É sempre bom ver que os leitores gostam das minhas dicas!

    Eu tive um problema parecido, mas foi por causa de tinta! Só que quando cansei não tive dó: Passei a tesoura e fiquei desfilando por um bom tempo com um corte joãozinho!

    Ótimo domingo pra você, Sônia!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coragem Amanda! Também não adianta nada ficar apegada a um cabelo que para nós não está legal. Afinal cabelo cresce tão rápido não é?

      Uma excelente semana para você!
      Bjus

      Excluir
  13. oi força ai eu estou passando por isso mas resolvi cortar curtinho o problema é que o cabelo ta com aparencia de espetado ainda não crespo mas agora foi já cortei e se arrepender é pior achei que assim curtinho a quimica saira mais rapido é isso bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O espetado é porque está alisado. Use gel para dar forma aos fios alisados. Aproveite que está curto e comece a cuidar dele hidratando, umectando/nutrindo e reconstruindo. Massageie o couro cabeludo sempre que lavar o cabelo, isso ativa a circulação. Obrigada pela força!

      Força amiga e boa sorte! Bjus

      Excluir
  14. Xuxuuuuu eu aqui de novo haha

    Meu amor, a batalha é tensa, mas recompensa logo vem. Os comentários são complicados mesmo, eu já passei da transição , pessoal ainda me chama de largada que não cuido do cabelo tudo pq está cacheado, mal do povo é criticar o que não estão costumados, estão acostumados com cabelo liso, se parassem pra entender, saber o que sentimos com nossos cabelos, faria uma grande diferença sabe.

    Não deixa esse pessoal te desanimar, quando fizerem este comentários, lembre que logo você irá mostrar seus belos cachos.

    Beijão pra vc minha flor e qualquer coisa me grita rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Narinha, kkk. Muito tensa, não pensei que seria assim. Aliás não pensei que ia incomodar tanta gente! Semana passada estive na Av. Sete e fiquei observando cabelos, vi muuuuita gente em transição, muitos afros e encaracolados. Para nossa alegria, kkk.

      Bjus Nara, fique atenta, pois vou gritar "socorro Nara"! kkk

      Obrigada amiga, Deus te abençoe!

      Excluir
    2. Gente to apx *--*
      as vezes a vem gente pensa em desistir, mas logo vem aquela lembrança dos cachos de quando era pequena e vem aquela esperança. Estou em transição há 4 meses e a minha raiz tem crescido3 dedos, estou super feliz, pois meu cabelo teu reagido de forma positiva naquilo que tenho feito. Queria saber se daqui a 6 meses meu cabelo pode está no ombro pra poder cortar todo o alisado, faço hidratação duas vezes na semana e uso o shampoo bomba ( que obtive efeitos fantásticos) .
      espero sua resposta e boa caminhada cacheadas.

      Excluir
    3. Oi Taynara, desculpa pela demora! Difícil te dar essa certeza flor, segundo estudos, o cabelo cresce cerca de 1,3 centímetro por mês. Ele pode crescer mais rápido ou mais lento, dependendo de sua idade, genética e estado hormonal. Continue hidratando seu cabelo, monte um cronograma para cuidados com seu cabelo e cuide da alimentação. Boa sorte!

      Excluir
    4. Olha tenho uma novidade, fiz o bc : D
      Estou livre de todo tipo de química, agora quero que meu cabelo cresça, não quero que demore. Pra quem ainda não tomou a decisão de fazer o bc faça, pq é uma libertação. Boa sorte meninas, fiquem com Jesus!

      Excluir
  15. olá! meu sonho sempre foi ter cabelo natural...meu cabelo e bem crespinho e já tentei varias vezes mas sempre retorno a química! De uma coisa consegui me livrar! escova e chapinha acho que já tem uns 5 anos que não faço!!!! acho lindo de mais o cabelo afro, mas esta bendita transição e que é o ó. E para cortar já não tenho coragem pq meu cabelo está nas costas. Se eu tivesse achado este blog antes! juro que raspava, raspadinho mas ninguém me deu esta ideia.
    Aqui onde moro é muito raro ver alguém natural.
    Até o meu caso com química, sem chapinha e raríssimo. O povo vive querendo que eu entre na progressiva mas acho que não tem nada a ver comigo. O que tenho feito e usado química cada vez mais fraca para que ele se aproxime cada vez mais do que era antes.
    Desejo muita sorte pra vc! Não jogue a toalha. Q vc consegue!
    Beijão! se quiser seguir meus blogs fique a vontade!
    http://josyaneduartedesabafo.blogspot.com/
    http://funcionanaofunciona.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinco anos sem escova e chapinha? É um grande passo! Enquanto você não decide cortar, vá cuidando do seu cabelo. Monte um cronograma, veja aqui http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2012/06/calendario-de-tratamento-mes-julho.html.
      Tenho certeza que logo, logo você vai optar pelo natural. Digo isso por tudo o que você compartilhou. Estou torcendo por você Josyane! Obrigada pela força amiga. Você também vai conseguir!

      Boa sorte! Bjus

      Excluir
  16. Luana/Porto Alegre10 de fev de 2013 06:34:00

    Oi..primeira vez que visito o blog e adorei as dicas.
    Eu estou desesperada também com meu cabelo, tenho vontade de largar da quimica, mas ao mesmo tempo meu cabelo está horrivel, sei que seu fosse lá e fizesse uma progressiva ou algo do tipo ficaria liso e lindo.
    Não sei se terei coragem que aguentar a transição rssrsrs, meu cabelo está caindo horrores e muito quebrado, tenho vontade de cortar mas não tenho coragem.
    Mas vou aparecer por aqui para ver umas dicas, adorei o blog!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Luana!
      Transição não é um período fácil, exige muuuuita paciência. Monte um cronograma para fortalecer seu cabelo com HNR (http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2012/06/calendario-de-tratamento-mes-julho.html) e não esqueça da umectação (banho de óleo) uma ou duas vezes por semana.

      Força Luana! Volte sempre!
      Bjus

      Excluir
  17. Eu tô a 11 meses sem química no cabelo, e não pretendo voltar tão cedo! Primeiro porque acabou com ele - em função da queda - e depois porque eu sinto falta do tempo do meu cabelo cacheado.

    Desde pequena eu achava que cabelo pra ser bom, tinha que ser liso, mas meu cabelo era muito encaracolado então eu sempre dava relaxamento e tirava o volume, mas ainda não me satisfazia. Foi só com 15/16 que, fiz outro relaxamento, e dessa vez assumi o cacheado. Isso porque, como disse, o relaxamento sempre 'hidratou' meu cabelo, tirou volume e tals, nunca chegou nem perto de alisar. Tanto que dos 15 aos 17 usei cabelo super encaracolado, curtinho, bem afro e super feliz.
    Mas aí, do nada, me deu vontade de mudar. Fiz uma progressiva. Na hora eu amei, né, não ficou liso, mas ficou bem ondulado, quebrou total meu cacheado. Na época eu gostei por dar uma mudada no visual, e tals. Mas um ano depois fiz de novo e foi só desgraça. Meu cabelo caiu muuuiito! passei quase um ano fazendo tratamento, daí quando a queda parou e eu vi que tava aquela impressão dúbia no cabelo - raiz encaracolada x resto alisado, decidi que daria mais uns meses pra não ter outro risco de queda e alisaria.
    Hoje, 11 meses depois de alisar, tendo superado a parte mais difícil da transição (que são os primeiros meses) já decidi não alisar mais. Deixa-lo como era antes, com meu encaracolado bonito.

    Meus amigos sempre preferiram meu cabelo cacheado, minha mãe e meu pai também então no geral tenho super apoio! Não cortei ainda (só aparei as pontas há 3 meses) e não pretendo cortar tão cedo: primeiro porque ele a parte que tava com a progressiva não tá lisa (como disse, ficou ondulado), então eu amasso com creme e forma um cacheado que condiz com o restante do cabelo. E segundo porque eu não quero meu cabelo curto - porque tive muita queda de cabelo e acabei nunca curtindo um cabelo grandão, sabe?
    E, bem, to curtindo agora!

    Hoje, meu cabelo não tá 100% livre da química, mas já ta bem mais natural. Pretendo fazer um relaxamento em dezembro desse ano, quando ele já deve estar todo encaracolado de novo, só pra diminuir o volume (já que vou usá-lo bem grandão, se Deus quiser! kk) e porque, como disse, o relaxamento só hidrata meu cabelo, nunca alisou meu cabelo!

    Pra quem ta no comecinho da transição: bixo, força! é muito difícil, é muita trança, muito rabo de cavalo, mas é isso aí! Daqui a uns meses vocês vão ver que valeu a pena! (hoje eu estou vendo isso!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Isabel, obrigada por compartilhar sua história. Como é forte o apelo da mídia! Todas nós começamos a alisar o cabelo, por achar que cabelo bonito é cabelo liso, e isso é incutido em nossa mente pela mídia. É tão bom quando nos conscientizamos e decidimos usar nosso cabelo natural, rever ou conhecer nossos cachinhos é um grande prêmio.

      Enquanto você não relaxa, sugiro cuidar dos cachinhos, faça um cronograma, procure usar óleo 100% vegetal e produtos sem petrolatos. Outra sugestão, participe dos grupos do facebook para trocar informações sobre produtos com as cacheadas e crespas.

      Obrigada pela força amiga! Desejo sucesso!
      Bjus

      Excluir
    2. Maria Isabel, relaxamento não hidrata cabelo. Pense bem...

      Excluir
    3. acabou que optei por não usar química alguma, nem o relaxamento.
      Não porque ele alisaria, pq nunca alisou kkk, mas por querer primeiro ver como ele vai ficar todo natural, pra dps ver o que fazer!
      Tô usando shampoo,condicionador e máscara de hidratação manipulados, que minha dermo recomendou por ser mais específico ao meu cabelo, mas decidi não fazer o relaxamento por enquanto, até pq antes pensava que ele ficaria descontrolado, mas está lindo assim, sem nada :PPP

      Excluir
    4. Que bom Maria Isabel! Cabelo bom é cabelo bem cuidado. Continue hidratando seu cabelo, monte um cronograma de tratamento e ele continuará lindo e te surpreendendo. Parabéns! Bjus

      Excluir
  18. Sonia, como vai? Espero que esteja para cima de novo, depois de conhecer o seu blog fiquei super animada para deixar o meu cabelo crescer e usar ele enroladinho meu cabelo e do tipo 4C imagina é fino e muito ralo, quando relaxava fica mais ainda. Eu já fiz de tudo nele já usei tranças africanas no início, depois usei entrelaçamento, relaxei de novamente, fiz um corte super moderno como as as afroamericana, mas a manutenção era muito cara, voltei a usar entrelaçamento novamente fiquei desepregada e não tinha como mante-lo sem dinheiro resolvi raspar na máquina 0 alta, adorei modestia a parte o meu rosto ajuou muito e minha cabeça tem um formato bom também, fiquei assim por uns 5 anos, adorava usar careca, mas como sou mutante, preciso de mudanças resolvi deixar ele crescer e entrei na internet para saber como poderia cuidar melhor deles, e olha que não sou uma pessoa que gosto de cuidar dos cabelos, quando posso vou cabeleleiro uma vez por semana, fazia uma hidratação estava muito bom, mas comecei a observar que tinha muitas negras usando o cabelo ao natural, ou então enroladinho eu amo ver aqueles cachinhos lindos bem tratados e cada vez mais enrolados e belos, resolvi deixar minhas madeixas crescer, mas acredito que fiz uma tremenda besteira eu resolvi relaxá-los um pouco só para soltar um pouco mais e para meu castigo erramos na dosagem dessa vez e as pontas ficaram muitos lisas e não enrolam mais, a raiz esta solta e até enrola mas as pontas ficaram um fiasco imagina como estou me sentindo, tenho vontade de raspar tudo de novo e iniciar o processo novamente, agora sem querer soltar a raiz. Vou ver o que posso fazer para melhorar a situação, mas não fique chateada com as opinões alheias, as pessoas acham que o belo é aquilo que é midia dita, e não é por ai, não precisamos ter cabelos lisos e chapados para estarmos dentro do contexto de beleza ditados por eles. Olha estou apredendo muito com seus post um beijo. Márcia Gracinda - SãoPaulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, estou melhor graças a Deus. Nossa, 5 anos careca, já percebi que você tem atitude. Isso é tão positivo! Cabelo precisa de cuidados Márcia, creio que a partir de agora você vai ter prazer em cuidar dele pessoalmente. Veja essa postagem que fiz sobre grupos no facebook, seria bom você participar de alguns (http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo).
      Com certeza o melhor é cortar toda a parte alisada e começar tudo de novo, dessa vez cuidando com carinho para alegrar os cachinhos. Você pode esperar uns quatro ou cinco meses para ter a raiz crescendo natural e cortar baixinho ou cortar de uma vez só.
      Como eu gostaria de ter uma pessoa como você aqui do meu lado, seria perfeito! Obrigada pela força, sua história me deixou mais animada e até com um pouco de coragem. Estou torcendo para que dessa vez você faça tudo certinho, não esqueça que nosso cabelo é ressecado por natureza e precisa de hidratação, hidratação, ele amadora óleos e manteigas amiga.

      Obrigada pela sua participação e volte sempre! Bjus

      Excluir
  19. Amiga, muito obrigada por citar a minha experiência!
    beijos
    Lauri

    ResponderExcluir
  20. Passei a vida toda relaxando cabelo e fazendo permanente afro... ha 04 meses resolvi não relaxar mais o cabelo e agora só fico namorando a raiz do meu cabelo. Sei que a pior parte estar por vir, pois meu cabelo esta começando a ficar bem armado e sem forma (bem feio), mas por outro lado to achando ele bem macio... to super ansiosa pra ele crescer logo... to querendo cortar ele bem curtinho mas a galera aqui faz maior torcida contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nessa fase Luciana, cabelo armado e sem forma, estou ansiosa para cortar e a torcida aqui é do contra. Quando estamos só tudo é mais difícil! Não se deixe levar pela torcida, continue cuidando do seu cabelo e quando você senti que está na hora de cortar, corte e procure não se intimidar por causa dos comentários.

      Participe de grupos, isso nos fortalece, veja aqui http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2013/02/transicao-grupos-de-ajuda.html.

      Foco, força e fé! Estou torcendo por você!

      Bjus

      Excluir
  21. Oii florzinha... Vamos trocar figurinhas!! rs
    Me segue http://cachosmakeevida.blogspot.com.br/
    Beeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa, vamos Magna!
      Estou te seguindo flor.

      Bjs

      Excluir
  22. Olá guerreira!! Você tenta imaginar uma pessoa que esta a mas de 4 anos escrava do henê e de repente decidiu voltar pro natural! Pensou? Essa pessoa sou eu, hoje tenho quase 50 cm de cabelo,(comecei no henê com uns 25 cm talvez) acredito que 47 cm de henê e após 1 mês com ajuda do Monovim A 3 cm de cabelo natural...Estou buscando todo tipo de informação possível e de ajuda também rsrs...Sei que não vai ser fácil...O meu cabelo ainda consigo disfarçar pois ele é cacheado e muito fino...Não uso cremes e uso pouco condicionador isso ajuda a alisar mas minha raiz de maneira a "disfarçar" o processo de transição...Não sei até quando pois ele esta crescendo muito rápido...Mas estou disposta a encarar qualquer desafio...Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Libertou-se do henê? Guerreira é vc querida! Esse primeiro passo não é fácil e o período de transição exige muita paciência. Mais você consegue, tenho certeza! Para fortalecer sua caminhada indico essa postagem que fiz, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo. Participe de um grupo, isso nos deixa mais forte e animada.

      Boa sorte! Conte comigo! Bjs

      Excluir
  23. Ola Sonia ....
    Estou na luta também, depois que resolvi passar quimica em casa meus cabelos cairam ... quase fiquei careca na parte da frente , dai então decidi não passar mais quimica ....... não ta sendo fácil as duas texturas + o cabelo que esta crescendo na parte frente.... faço escova + chapinha , em seguida uso uma faixa... Estou muito desanimada não pela transição que muito difícil, mais também pela parte da frente que não da jeito"cresce" ... Enfim sei que tudo que estou passando la na frente ira valer a pena ...... pois se não tivesse acontecido tudo isso, hoje em dia estaria escrava do alisamento ....... se Deus quiser também vou deixar de ser escrava da chapinha...estamos junto nessa luta

    Bjs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rosilene, estamos juntas nessa luta. Nossa história é bem parecida, a única diferença é que meu cabelo quebrou, não cheguei a ficar careca. Decidi pagar o preço, deixei de alisar e durante esse período não usei chapinha nem fiz escova. Me dediquei a usar óleos vegetais para recuperar meu cabelo.

      Rosilene, monte um cronograma e dedique um tempo para cuidar do seu cabelo. Veja essa postagem, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Cronograma. Participe de grupos no facebook, veja nesse post http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo.

      Boa sorte flor! Bjs

      Excluir
  24. Olá me chamo Michelle, estou passando por essa fase também, as vezes penso em desistir porque me sinto feia mas quando começo a ler esses comentários de incentivo fico mais animada. Deus te abençoe e obrigado pela força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michael também tenho esses momentos, mais os amigos aqui do blog me deixam animada para continuar rumo aos cachos, rumo a liberdade.Tem grupos no facebook que nos incentiva, veja http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo.

      Amém!
      Estou à sua disposição, pode contar sempre comigo. Bjs

      Excluir
  25. Olá Sônia, boa noite!!!

    Me identifiquei com o post, estou passando pelo período de transição tb, já fazem 5 meses que não passo química.

    Sempre tive o cabelo cacheado, durante a infância os cachos eram apenas nas pontas, conforme fui crescendo ele foi cacheando completamente até ficar do tipo 3C, e como meu cabelo é fino, acaba que também fica super cheio, aprendi a ter momentos de amor e ódio com ele, até que um dia, em um momento de revolta quis menos trabalho e passei química.

    Hoje em dia, como falei estou no período de transição, só que meu cabelo esta completamente louco,na parte de cima na frente, o cabelo esta com 5 cm, na parte de traz em cima, esta com 7 cm, e na parte de dentro, próximo a nuca o crescimento esta com 10 cm, ou seja, tá com o crescimento completamente maluco e nem da para cortar pq senão o corte seria uma bagunça. Fora que se cortar como ele é fino, provavelmente irá virar um capacete, sem contar que os cachos tb estão desiguais, na parte de dentro este realmente cacheadinho, em cima esta como se o cabelo fosse frisado.

    Comecei a ler tudo que posso sobre transição capilar, tudo para me dar forças de continuar nessa luta. Seu post foi um animo a mais no dia de hj.

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pagamos caro nessa relação de amor e ódio pois optamos logo pelo relaxamento achando que é a solução. Depois vamos pagar caro pelo resultado. Mais é assim mesmo, vivendo e aprendendo.

      Meu cabelo natural também tem tamanhos diferentes. Você está hidratando seu cabelo? Os cachinhos logo começam a ficar definidos quando passamos a cumprir o cronograma.

      Cronograma
      http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Cronograma

      Acho importante você participar de grupos no facebook, lá você vai encontrar pessoas que tem o mesmo tipo de cabelo que você e pode trocar informações sobre produtos.

      Grupos
      http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo

      Obrigada Jana! Veja os grupos, participe, nesse período é muito importante. Boa sorte amiga! Volte sempre! Bjs

      Excluir
    2. Oi Sônia, estou seguindo o cronograma sim, estou inclusive fazendo a esfoliação capilar a cada 15 dias para diminuir a quantidade de creme que eventualmente possa se concentrar no couro cabeludo.

      Quantos aos grupos, obrigada pela dica, acho que vai ser realmente bom ter com quem conversar sobre esse momento tão complicado na vida de uma cacheada!

      Abraços!!!

      Excluir
    3. Continue com o cronograma, ele é muito importante. Acho essencial participar dos grupos. Boa sorte Jana, aguardo notícias!

      Bjs

      Excluir
  26. Olá, meu nome é Marta Luz.
    Imagino que deva ser bem chato mesmo passar pelas situações que vc passou e está passando, eu decidi que não ia mais fazer progressiva e meu cabelo está crescendo. No outro dia que fiz minha última progressiva me arrependi e decidi que ia deixar meu cabelo crescer naturalmente cacheado e imediatamente avisei para todos os meus amigos, namorado, pai, mãe, tio, tia, pra todo mundo, disse que meu cabelo não iria ficar tão bonito como estava liso e que eu iria
    "sofrer" um pouquinho e que precisaria da ajuda deles para voltar a ser cacheada, bom estou a 2 meses sem química e já nota-se a raiz diferente do resto do cabelo e todo mundo me ajuda muito, até agora ninguem me falou se estava feio ou não, pelo contrário me incentivam cada vez mais dizendo que a raiz já está cacheada que não é pra eu desistir que está crescendo muito rápido, que vou ficar ainda mais bonita, eles sempre veem meu futuro como cacheada e não meu presente com "dois" cabelos.
    Um conselho que te dou é quando vc perceber q as pessoas estão te olhando estranho vc já avisa que está deixando o cavelo crescer natural e que tá louca pra ele ficar logo todo cachedo ou você pode tbem escovar ele e deixar as pontas cacheadas, com o secador fazemos tudo isso ou tbem pode cortar ele pela foto ele já está num tamanho legal então se vc for corajosa vc faz um corte pra deixar só o natural.
    Eu não pretendo esperar muito e já estou decidida que em janeiro de 2014 eu corto meu cabelo e vou deixar apenas o natural, estando ele grande, médio ou curto, eu quero passar pela transção o mais rápido possível para mostrar a todos que eu consegui. Beijos!! marta.fluz@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Marta! É muito bom quando todos entendem e respeitam nossa decisão. Infelizmente nem todas temos esse privilégio! Eu decidi não dar ouvidos e seguir em frente.

      Toda vez que marco meu BC acontece algo e preciso adiar. Já marquei umas três vezes. Desisto! Agora estou ensaiando cortar em casa. kkk, que perigo!

      Boa sorte Marta! Estou torcendo por você. Quando fizer o BC venha nos contar. Obrigada pela força!

      Bjus

      Excluir
  27. eu tbm to nessa fase!! é realmente muito dificil! minha amiga diz que eu devo soltar meu cabelo,que pareço uma velhinha de coque! mais nao tem problema eu sei que td isso vai valer a pena!! força pra todas voces!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amiga, tudo isso vai passar, a recompensa são os cachinhos. Força para você também amiga, boa sorte!

      Excluir
  28. Sempre tem alguém que fala mal do meu cabelo mas aprendi a não ouvir essas baboseiras e ter paciência... Já tem três anos que não faço relaxamento, meu cabelo não tá do tamanho que eu quero e não saiu a química toda ainda! Só ando de coque ou rabo de cavalo (fica ridículo mas não tô nem aí kkkkkkkk), cabelo solto só quando eu lavo ou dentro de casa quando tá seco. Mas em compensação, tem gente que elogia meu cabelo *O* E modéstia à parte, meus cachos são lindos kkkkkkkkkkkkk Deixa só essa química sair pra ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Tati, também estou aprendendo a não ouvir baboseiras. Também não vejo a hora de ver meu cabelo completamente livre da química.

      Temos que nos conscientizar da beleza dos nossos cabelos. Nossos cachinhos são lindos mesmos!

      Parabéns pelos cachinhos! Bjus

      Excluir
  29. O meu ta bem crescido já, faz 1 ano esse mês.
    Mas o meu caso é parecido com o teu, ele era bem comprido, no meio das costas. A quimica foi passada por maldade quando fiz escova em um salão desconhecido. #pensenaraiva
    Ele ta com aparencia de desleixado mesmo, os cachos que estao nascendo são lindos mas uns dez dedos pra baixo sao aquelas pontas espigadas horriveis. Tô na fase de CABELO SOLTO NEM PENSAR! hahah
    Tô usando agora guaraná em pó pra acelerar o crescimento. A cafeína ajuda muito, viu?!
    Tomara que ate o fim do ano cresça suficiente pra eu passar a virada com meus cachos ao vento o//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fase não é fácil amiga, penteado sempre igual, preso por causa das pontas espigadas, tb estou passando por isso, kkk! Calma e paciência são as palavras chave nessa fase.

      Boa sorte amiga! Estou torcendo por você! Bjus

      Excluir
  30. Bom dia,

    a transição capilar se aplica a qualquer tipo de cabelo ?
    tenho cabelo crespo fios grossos e estou 3 meses sem relaxar,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cely! A transição capilar é quando uma pessoa decide passar do cabelo quimicamente tratado para o crespo. Vc está em transição amiga. Boa sorte!

      Conte comigo sempre! Bjs

      Excluir
  31. Não desista amiga, eu tbm tô na guerra...rsrs
    Mais em breve estaremos lindas e cacheadas. Um grande bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/\o/ Isso mesmo flor, mais lindas e cacheadas. Poderosas! Difícil, mais não é impossível. Ainda mais com amigas dando força e incentivando.

      Boa sorte amiga! Quero saber como vc está nessa fase. Sempre que puder vem contar pois isso fortalece quem está passando pela mesma fase.

      Obrigada, volte sempre! Bjão

      Excluir
  32. tbem, estou passando por isso, nossa como é dificil, mas graças a deus conto com o apoio de minha mãe e meu maridão.mas com todo esse apoio as veses penso em desistir.me animei depois que vi esse seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoio da família é fundamental, é o mais importante. Fico feliz em saber que minha experiência te animou. No facebook tem uns grupos ótimos, dê uma olhada nessa postagem, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo, escolha um grupo, vai ser ótimo!

      Obrigada pela participação! Volte para nos contar sua experiência. Estou torcendo por você, boa sorte! Bjus

      Excluir
  33. Estou com um preocupação...faz uns 6 meses que não faço química no meu cabelo notei que cresceu uns 4 dedos na raiz, dá para notar pois não passo mais tinta no cabelo também...mas MEU PROCESSO DE TRANSIÇÃO NÃO COMEÇOU na parte de cima do cabelo...mas embaixo ele faz uma leve ondulação! O que será que acontece?? será que pelo tempo que fiquei relaxando/progressiva (3anos) perdi os meus cachos??? :/ Ah, meu cabelo era igual daquela atriz Ana Paula Arosio, acredito que era cacheado! e a raiz não começava enrrolada, mas também não demorava muito para aparecer o cacho...Se puder me ajudar...agradeço...Bjus Ariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariana, o meu cabelo também começou assim, na parte de baixo logo vi ondulações. Calma! Vc não perdeu os cachinhos, eles vão aparecer. Continue cuidando do seu cabelo, monte um cronograma de cuidados (hidratação, umectação/nutrição e reconstrução). A medida que seu cabelo for crescendo os cachos irão aparecer, tenho certeza.

      Bjus

      Excluir
  34. Olá meninas, estou passando pela transição pela segunda vez em dois anos. Na primeira vez que tentei, meu cabelo começou a cai por conta do excesso de poeira de uma obra aqui em casa e estresses. Caiu tanto que comecei a usar peruca pois eu não tinha coragem de sair por aí com quase nada de cabelo. Depois que comecei a usar peruca e as pessoas não desconfiavam, cortei o cabelo e deixei crescer sem quimica. Porém por falta de verba para manter o crespo, alisei e coloquei tudo a perder. Usei peruca por 1 ano. Recentemente fiz um tratamento agressivo para uma infecção pulmonar e assim que parei com os antibióticos e mais uma porção de remédios, meus cabelos começaram a cair só de passar a mão. Na hora de lavar então, caia uma bola de cabelo. A parte da nunca ficou careca. Então cortei de novo o cabelo e voltei a usar peruca. Tem 4 meses que cortei o cabelo e já estou com quase 10cm de cabelo natural. Acho estranho porque parece que meu cabelo tem várias texturas de acordo com a parte da cabeça. Na parte da frente é ondulado, no meio é super enroladinho, próximo ao pescoço já é mais crespo e seco, nas laterais e rente as orelhas é bem fininho, quase liso. Mas estou super motivada. Faço coques ou trancinhas quando sei que não vou sair. Ai dentro de casa fico sem nada na cabeça para não abafar. Mas não deixo ninguém saber que é peruca. Ainda não tenho essa coragem. Bom, espero que ele cresça tão rápido quanto da primeira vez que tentei deixar natural em 2011. Uso óleos para umectar, faço hidratação, se necessário corto as pontas e uso minoxicil e bepantol liquido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi fácil, mais você é vencedora amiga! Percebo que algumas pessoas possuem vários tipos de texturas. Eu também tenho essas várias texturas, kkk. Creio que isso é por conta da genética!

      Monte um cronograma de cuidados com hidratação, umectação/nutrição. Óleo de rícino é excelente para crescimento do cabelo, vc pode massagear o couro cabeludo com ele. Logo, logo ele estará crescido e hidratado. Quanto a peruca, você saberá o momento exato de aposentá-la.

      Boa sorte, estou torcendo por você! Aguardo notícias!
      Bjus

      Excluir
  35. No meu caso, é um pouco diferente.
    A minha mãe é cabeleleira ela nunca gostou do meu cabelo. E sempre queria alisa - lo e isso me deixava muito irritada, quando eu fiz 11 pra 12 anos eu me revoltei e parei de passar alisante e daí começou os comentários maldosos, '' você não vai arrumar esse cabelo não, esse pixaimm aí, Etccc. com o passar do tempo saiu toda a quimica do cabelo, mais eu não sabia o que fazer pra deixar aqueles cachos lindos. e quando fiz 16 anos alisei fiz a tal da blindagem, nossa eu achei lindo e passou 2 meses começou a crescer ficou horrível Fato. E alisei de novo e de novo. Mais chegou um certo dia que dei um basta. O paia de você alisar o cabelo é que você se torna refém é horrível. a minha madrasta ela odiava quando eu alisava meu cabelo. Agora eu parei e tem 10 meses que não faço nada só corto e hidrato mais tou pensando em cortar toda a parte lisa que tá me enchendo o saco. RSRSR. Hoje em dia alguém vem falar do meu cabelo eu nem dou bola. Eu adoro meu cabelo aí se alguém falar um A rsrsr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei, vc é uma pessoa determinada. Que bom! Seu testemunho me enche de força. Continue cuidando do seu cabelo com todo carinho que vc tem por ele. Parabéns!

      Bjus

      Excluir
  36. Estou à 6 meses sem química no cabelo , mais estou passando chapinha nele e cortando as pontinhas até tirar o liso da química, isso pode danificar o meu cabelo por está passando chapinha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lorenna, o uso constante de fonte de calor danifica o cabelo. Se vc quer recuperar os cachinhos, tem que hidratar, umectar e nutrir. Deixe de usar fonte de calor.

      Bjus

      Excluir
  37. Noossa estou na mesma situação. A minha história é a seguinte:
    Comecei a dar química em meu cabelo aos 11 anos, porque queria ter cabelo liso e blá,blá,lá aquela coisa de criança. Usei vários produtos químicos até que cheguei a bendita guanidina,meu cabelo sofreu demais com ela perdeu totalmente os cachos.Dai comecei a fazer pesquisar como voltar aos cachos e achei várias garotas falando sobre sua história capilar e sobre a linda Transição e decidir fazer também.
    Comecei a transição em setembro de 2012, só que quando chegou em dezembro já com 4 meses de raiz crescida fui ao salão dar um corte e escovar pois como era meu niver queria estar mais linda do que já ou rsrsrs(Brink's), só que o abençoado do cabelereiro disse que eu teria que dar quimica, pois o corte que eu queria não iria ficar bom do jeito que meu cabelo estava e que a química não iria tirar os cachos crescidos, acabou que tirou os cachos e eu me Las.. tive que começar novamente e já estou 8 meses de transição, mais estou cortando aos poucos e o pior que assim como você meus pais não gostam e ficam mandado eu dar química,e tal's. Ninguém esta ao meu lado, a não ser Deus e as cacheadas que estão sempre nós ajudando em vídeos e blog's.
    Então garota não desista e bola pra frente pois ainda irão falar que tínhamos razão em continuar e querer voltar as raízes.
    Eu sempre digo a minha mãe que um dia ela irá virá para mim e dizer que eu estava certa e elogiar meus lindos cachos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As histórias são bem parecidas, rsrs. Esse cabelereiro, sei não! Deixa quieto, rsrs! Concordo com vc amiga, as pessoas que não nos apoiam hoje ainda irão elogiar nossos cachinhos. E isso não vai demorar muito.

      Obrigada pela força! Sucesso!
      Bjus

      Excluir
  38. Oi gente!!!
    Na verdade não estou me sentindo nem um pouco incomodada nesse período de transição, porque estou desenvolvendo maneiras de permanecer linda, porém aderindo a minha realidade de mulher brasileira e de cabelos negros. Creio que esse visual do liso "lambido", já deu o que tinha que dar, eu mesma não tenho certeza, mas acho que já estou no henê a uns 10 anos, e embora eu ache lindo, estou com saudades dos meus cachos, lembro o quanto meu cabelo era volumoso, e trabalhoso de lidar, mas creio que hoje a estética capilar estátrans cada vez mais avançado e não tem porque eu temer meus volumosos cachos por nada nesse mundo. Eu pensei que derrepente o tempo que eu perco tentando ir contra a minha natureza, por que não tentar transformar o natural em bonito? Gente, temos que tentar usar as nossas armas. Ex: Meu cabelo é crespão? Então por que não abusar de tranças afro(Nago...) entre tantas coisas? Hoje mesmo eu tô trançando meus cabelos até a metade do cabelo, porque o restante está todo liso, então tá bem bonito e enquanto isso eu vô experimentando maneiras de continuar linda com o que eu tenho. Meninas, se animaem, nós da raça negra somos lindas, vamos valorizar o que temos de bonito, não vamos nos render ao que a sociedade impõe. Pense que ninguém é igual e que cada um tem sua beleza... Eu mesma amo negão, não é a toa que meu marido é um...e assim... para nós mulheres tbm agradamos aos que sabem admirar o que é belo. bjões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom amiga, adorei seu comentário! Você tem toda razão, não devemos perder tempo tentando ir contra a natureza. Lindo é assumir o cabelo natural e aprender a cuidar dele, deixá-lo saudável, usar e abusar das tranças e acessórios.

      Parabéns amiga e obrigada pela força! Valeu!
      Deus te abençoe!
      bjus

      Excluir
  39. O meu esta bem pior que isso , ja estou me sentindo triste , desanimada , nao aguento mais ver esse cabelo assim , tem horas qe da vontade de raspar , nao sei mais o que faço :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você optou por esperar ele crescer mais um pouco para cortar faça um cronograma capilar, continue cuidando dele. O segredo é ter muita paciência amiga. Tem horas que bate um desânimo mesmo, rsrs. Aconselho você a participar de um grupo no facebook, ajuda muito quando bate o desespero. Veja nessa postagem os grupos, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo. Ânimo amiga! Bjus

      Excluir
  40. Que bom essa sua partilha! Nem imagina o apoio que é para mim e tantas outras na mesma situação. Onde moro não há muitas pessoas com cabelos crespos e aqui em Portugal não há o culto da defesa do cabelo natural, portanto mais difícil é ir em frente. Sem dúvida que isto serve também para me auto-conhecer e valorizar.

    Beijos!

    http://mulatadelisboa.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é difícil essa situação! Se continuo é porque recebo o apoio dos amigos e amigas do blog. Não é fácil! Participe de grupos no facebook, veja essa postagem: http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo. Volte sempre M. de Lisboa e conte conosco. Vou visitar seu blog.

      Sucesso!

      Excluir
  41. Bom dia . Tem pessoas que alisam apenas a raiz ... isso seria depois da transição? Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, veja só, tem pessoas que alisam todo o cabelo e não gostam, decidem passar pela transição, quando o cabelo está todo natural optam por alisar apenas a raiz para baixar o volume. Outras tem o cabelo natural e preferem alisar apenas a raiz.

      Cabelo cresce e conforme ele vai crescendo a raiz alisada vai descendo, chega uma hora em que você não vai ter mais nenhum cachinho. Bjus

      Excluir
  42. Estou DESESPERADA!! Rs. Meus cachos estão gritando pra sair, sendo que mais da metade do meu cabelo ainda está com a química do relaxamento.
    Meu tipo também é 4C, então já viu, fica aquele tufo na parte de cima e liso e MUITO RALO E RESSECADO na parte de baixo. Não consigo achar um creme de pentear para tentar dar um jeito e hoje quase desisti. Se você tiver algum creme de pentear para me indicar irei agradecer e um ativador de cachos também!!! Tem que ter muita força porque está difícil demais rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani meu cabelo também está assim, rsrs. Tem horas que bate um desespero e dá vontade de cortar a parte alisada. Eu testei alguns cremes e ativadores e não gostei, ou melhor, meu cabelo não gostou. Estou experimentando a seguinte mistura como creme de pentear, 150ml de yamasterol branco, 150ml de mamaína (vc pode usar o yamasterol amarelo no lugar da mamaína) e 02 colheres (sopa) de óleo de rícino. Quando preciso borrifar o cabelo uso uma dessas receitas, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/p/borrifadores.html. Precisamos perseverar flor! Monte um cronograma capilar e faça umectação. Bjus amiga!

      Excluir
  43. Boa noite meninas
    Alguma de vcs conhece alum cabeleireiro especialista em cabelos afro em Porto Alegre??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço! Você já procurou saber em grupos sobre cabelos no facebook? Veja grupos aqui nesse post, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/search/label/Facebook%20-%20Grupo. Boa sorte!

      Excluir
  44. Oi... tenho 13 Anos e estou passando pela transição. é bem difícil... a família crítica...principalmente na escola e eu não tenho muito apoio não... só estou conseguindo porque vejo muitos vídeos no you tube de vlogueiras . mas é assim q funciona. ne ?? kk( estou no meu 4 mês de transição) espero conseguir passar logo por isso. mil beijos <3
    de: uma menina que só deseja ser feliz.

    ResponderExcluir
  45. Oi Sônia, tenho 15 anos, tinha cachos lindos e cabelo q batia quase no bumbum, e aos 9 anos inventei de comecar a relaxar o cabelo, fiquei cerca de 3 anos relaxando e ele começou a quebrar e ficou na metade das costas. A 3 anos atrás minha tia veio com o cabelo dela lisinho, tinha feito progressiva, ai eu achei bonito e fui la fazer também, enquanto a cabeleleira passava o produto olhei para a mao dela e vi que estava cheia de cabelo, estava tendo corte químico, mas ela falou que era normal acontecer isso ainda por cima, depois ela deu escova, até ai td bem, mas quando a raiz começou a crescer o pesadelo começou, toda vez que eu molhava na hora de lavar o cabelo quebrava e saia muito cabelo na minha mao. Comecei a deixar o cabelo preso todos os dias, fiquei cerca de 2 anos com metade do cabelo cacheado e a outra metade lisa, tomei a decisão que iria cortar e voltar aos cachos, mas minha mae que é muito mandona, não deixou eu cortar e me obrigou a alisar novamente e com um novo produto, com hidróxido de sódio, mas em outro salao, fui lá alisei e até q gostei, cortei meu cabelo nos ombros por causa do vazio q estava na parte lisa, novamente quando a raiz começou a crescer quebrou novamente, e resolvi definitivamente que não irei colocar mais química alguma no meu cabelo. A ultima química que coloquei no meu cabelo foi no dia 27/12/2012 , já vai fazer 1 ano por esses dias e parece que meu cabelo nao sai do lugar, ele amarrado esticadinho parece que ta grande, mas quando molha e deixa solto parece nao sei nem de tao alta que é a raiz, se medir sem esticar so dois dedinhos e meio e olhe lá... eai Sonia oq eu faço com esse meu cabelo... ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monte uma rotina de cuidados, umectação, hidratação, ... Veja aqui no blog sobre cronograma. Experimente produtos que não tenham parafina líquida nem óleo mineral.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Já cortei faz 3 meses ! :D rsrs Mas obrigado mesmo assim !

      Excluir
    3. Desculpa a demora na resposta Thaís. Bjus

      Excluir
    4. Td bem ! Obrigadoo *--------*

      Excluir
  46. Ola, estou pensando seriamente em realizar essa "transição também"kkk mas tenho medo de como vai fkar. Atualmente faço progressiva, sempre sofri com cabelo curto e crespo, mas estou preocupada com a saúde dos meus fios. Queria deixa-los crescer natural, mas sempre fui muito impaciente kkkk, tanto que quando tinha uns 9 anos cortei o cabelo, e demorou anooos para crescer, só cresceu por que eu e minha impaciencia começei a usar apliques com trança, o qu ajudou muitoo no crescimento. Mas agora queria deixa-los natural e nao sei se vou conseguir rsrs. Meu marido me incentiva muito e acha super legal a idéia, mas ainda nao sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fase exige muita paciência e persistência. Espero que você tenha conseguido!

      Abraços

      Excluir
  47. Sônia, eu sei o quanto é difícil, desde os 10 anos taco amônia nos meus frios, era definitiva, progressiva, chapinha escova! Meu cabelo ficou muito fino eu começei a apenas fazer hidratação (mas mesmo assim relaxava a raíz, pq é impossível entrar um pente no meu cabelo, não da p fazer trança muito menos coque!), fui fazendo isso, a mais ou menos um ano eu quiz fazer pernamente afro, fui em varios especialistas e por conta que havia feito progressiva a um ano (na epoca) eles logo me dispensaram, n dessisti, a minha mãe me pressiova p fazer escova e progressiva pq nas palavras dela era nova e estava relaxada!
    Bom continuei firme! Fiz o permante a 3 dias, ficou LINDO, claro não está tão bem definido por conta que ainda resta química porém cacheoi mais do q esperava e to feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maiara! O importante é que você gostou do resultado, isso é muito bom. Não esqueça de montar uma rotina de cuidados com os cabelos.

      Abraços

      Excluir
  48. Então meninas, tenho 19 anos e antes da quimica meu cabelo era enorme, todo lindo e cacheado.. Aí um certo dia eu inventei de dar uma escova no salão, ai o viado do meu cabeleleiro me convenceu a usar pela primeira vez a guanidina.. Foi o meu fim, tem mais de 6 anos que eu estou escrava da quimica e da escova, meu cabelo ficou fraco, começou a quebrar e a cair, já passei tanta porcaria no cabelo que eu não sei como ainda não fiquei careca, deve ser Deus que não permite que eu seja "bullingnada" kkkkk.
    Então meninas, já fazem três meses que eu não passo nenhum produto quimico no cabelo, cortei bem curtinho, quando eu escovo ele fica no pescoço, mas quando está molhado fica na altura da bochecha, bem curto mesmo.. Decidi de uma vez por todas voltar a ter os cabelos naturais, meus cachos era tão lindos, se arrependimento matasse.. Bom, a raiz do meu cabelo já tem uns 2 dedos e meio cacheada, tem algumas mechas que dá pra ver direitinho o cachinho se formando.. Sei que 2 dedos e meio é muito pouco e que ainda tem muito cabelo pra cachear, mas quando vejo isso eu fico tão feliz, é estimulante.. Hoje entrei na internet para procurar forças para poder continuar com esse processo, ainda escovo o cabelo pra ir trabalhar, só que a raiz fica um capacete.. kkkkkkk Alguém pode me ajudar num penteado que eu não tenha que escová-lo, ainda mais agora que a raiz tá toda cacheada, me cansa demais, eu passo 5 horas escovando um cabelo que está no comprimento da buchecha.. Eu hidrato sempre o meu cabelo, é cheio de brilho e tals.. Mas essa fase realmente é a pior! Só minha mãe e uma amiga que me dá forças para continuar com esse processo, o resto do pessoal ficam me mandando alisar.. Mas eu não tô nem aí, afinal, o cabelo é meu e eu quero minhas madeixas de volta..
    Escovar o cabelo nesse processo vai estragar os fios?? Ahh, e me ajudem também com um penteado, pleasee.. *-----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso do secador é um processo agressivo, não use com frequência e não esqueça de hidratar. Se vai passar pela transição é melhor deixar o cabelo completamente natural e ajeitar os cachos com gel sem álcool, usar acessórios, etc. Essa é a minha opinião.

      Abraços

      Excluir
  49. Oi meninas, meu cabelo era muito cacheado e quando entrei na adolescência queria ter meu cabelo com menos volume foi quando comecei a usar um produto a base de soda. No ínicio foi uma maravilha depois de algum tempo meu cabelo ficou horrível. Fiquei 1 ano sem quimica mas depois cai em tentação de novo, fiz várias progressivas mas não gostei do resultado. A última vez que alisei meu caabelo foi no início de janeiro deste ano e pretendo na alisar mais, eu em busca de produtos para hidratação e crescimento pois quero que essa faaase passa bem rápido. Não sei se tenho coragem de fazer o grande corte mas vou ver como ele vai reagindo com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse período de transição exige muita paciência amiga. Monte um cronograma, uma rotina de tratamento para hidratar seu cabelo. Desejo boa sorte e muita força nessa nova caminhada.

      Abraços

      Excluir
  50. Olá meninas, estou nesse mesmo processo, estou usando o creme para pentear YAMANSTEROL do amarelo, ele é ótimo principalmente pra gente que quer ver os cachinhos de volta, é uma fase ruim, 4 meses sem dar nada no cabelo, difícil, mas não impossível. Tenho uma dica para dar pra vocês, eu comprei um aplique de cabelo humano tic tac cacheado, e faço rabo de cavalo com ele, sempre estou tirando as pontas dos cabelos, isso esta me ajudando a ter paciência. NInguém diz que é aplique, e me sinto mais segura com isso. Estou confiante, determinada, e logo logo terei meus cachinhos como era antes de volta. Ah! ressalvo que o aplique ñ estraga o cabelo. O creme yamansterol já contei b-pantol e é super barato. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Rosana! Nessa fase terrível precisamos ser criativas e ter muuuuuita paciência. Só assim venceremos. O yamasterol é ótimo!

      Força e boa sorte!

      Excluir
  51. Nossa estou nesta fase terrivel, meu cabelo e crespo e curto so que uso quimica demais, faz 4 meses que não faço progressiva, mas to sofrendo para aguentar pq ta a raiz alta e crespa com as pontas lisas e finas. so estou no coquinho, oooo fase rss'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, difícil mesmo Luana. Somos criativas e persistentes. Essa fase exige pa-ci-ên-cia.

      Força amiga!

      Excluir
  52. È angustiante fiz o primeiro relaxamento e consegui deixar ate a altura do ombro, mais ai desisti e tornei a relaxar só que um relaxamento bem mais fraco.Estou agora na pior faze pelo menos pra mim..onde a raiz ainda é pequena sem muito formato..meus caxos são longos..sinto uma enorme dificuldade na hora de encontrar um peteado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei por isso, é difícil mesmo! Experimente tranças ou apliques até passar essa fase.

      Força Anônimo!

      Excluir
  53. Olá, sempre usei produtos para alisar o cabelo, como a maioria.....estava a três meses sem usar química mais daí resolvi dar selagem no dia 17/07/14....agora voltei a estaca zero, mais com certeza mais decidida a ir em frente, vou seguir o seu cronograma com algumas alterações claro, por questão de bolso e gosto, rsrsrs...mais espero ter sua ajuda e de muitas cacheadas, fiz um blog para relatar a minha história...um super bjo, seu blog é muito show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dea! Qual o endereço do blog? Pode contar comigo. Força amiga!

      Boa sorte!

      Excluir
  54. tenho o cabelo crespo , e há um ano atrás meu cabelo caio , tive que fica alisando ele e usando aplique depois com o alisamento ele começo a quebrar e agora tenho que ficar fazendo selagem nele cansei de fazer essas coisas no cabelo desde criança, eu quero meu cabelo com cachos eu queria que ficasse cachos meios soltos e compridos alguém pode me ajudar não sei oque fazer e nem por onde começar

    ResponderExcluir
  55. Para ter seus cachos de volta, vc precisa deixar de usar todo tipo de alisamento e fazer um cronograma. Aconselho vc a participar do grupo VÍCIO CACHEADO no facebook.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  56. Olá adorei o blog, estou passando por esta fase de transição estou há um ano sem usar química, mas usei mega hair durante uns nove meses, meu cabelo quebrou, cortei as pontas lisas e agora ele está muito curto e está demorando para crescer, ainda não dá para usá-lo solto, então estou usando tranças. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fase de transição não é fácil, mais esse é o caminho da vitória. Portanto força, foco e cronograma. Faça umectação com óleo rícino, ele ajuda no crescimento e fortalecimento do cabelo.

      Boa sorte!

      Excluir
  57. Olá... adorei seu blog e está me servindo como inspiração. Infelizmente quando um pouco mais nova caí na besteira de usar alisamento perdi todos os meus cachinhos, meu cabelo era lindo mas chegou uma época que eu e minha mãe estávamos sem tempo para cuidar dele da forma com que deveríamos,com isso ele começou a embolar toda a raíz a ponto de não entrar pente,o método mais prático e rápido que encontramos foi o alisamento.
    As primeiras vezes que usei a química meu cabelo estava impecável, mas depois começou a quebrar e fui obrigada a cortá-lo. Por recomendações comecei a pesquisar em blogs, no youtube sobre o processo de transição, confesso que no final do ano passado estava determinada a assumir o meu black mas a diferença de texturas e alguns comentários maldosos me fizeram desistir e novamente optei pela química. Minha prima serviu como inspiração para que eu iniciasse novamente o processo, hoje já estou com 4 dedos de cabelo natural e optei por logo cortar pra não desistir novamente. Ainda faltam uns 5 dedos de cabelo com química pra eu estar 100% natural, mas tudo bem o negócio é ter paciência, e ainda bem tenho o apoio dos meus pais e amigos, claro que as vezes encontro pessoas que fazem alguns comentários que não me agradam muito, mas sempre busco inspirações pra que eu não desista. Depois que comecei a fazer o processo encontrei várias pessoas que estão passando pelo mesmo sofrimento que eu, inclusive na minha família mesmo. Quando vejo alguém na rua com os cabelos lindos crespos ou cacheados penso que daqui a um tempo serei eu que estarei desfilando por aí com os meus cachinhos e servindo de inspiração para outras meninas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Sempre recorremos ao alisamento, achamos que é a solução. E sem saber acabamos destruindo nossos cabelos. Fico feliz pela sua decisão e com inveja por você ter ao seu lado pessoas que te inspiram e te dão força para continuar nessa jornada, que não é nada fácil. Se a família apoia, não ligue para o que estranhos dizem. Cuide bem dos seus cabelos, faça um cronograma para tratamento e participe do grupo "vício cacheado" no Facebook. Sim, logo, logo você estará desfilando com seus cachinhos e sendo inspiração para muitas pessoas.

      Obrigada por partilhar sua experiência no "Cabelo Afro". Boa sorte!

      Excluir
  58. oi gente,adorei o blog,mas tenho um problemão,entao, meu cabelo sempre foi crespo,bem cheio,bastante volumoso,porém sem cacho algum,era so crespo msm,mas como nunca foi pequeno,batia um pouco abaixo do ombro,ele tinha um pouco de movimento,sempre foi um pouco caido,ent minha mae resolveu alisa-lo,issu eu bem nova,uns 10-11 anos,agr eu tenho 14 e desda da primeira vez eu que alisei,venho alisando sempre,estou desconfortavel com o meu cabelo "liso",hj em dia,ele ainda continua com a raiz grossa,bastante encaracolada,os fios estão um pouco lisos,mas ainda sim,sem chapinha nem secador ele fica com um certo frizz,meu cabelo ta se partindo mt,bastante fragilizado com a trajetória, esta quebrado em algumas parte por conta da chapinha e da quimica,estou querendo mt cachear .Estão se falando bastante nessa transição,so que o meu cabelo nunca foi cacheado para voltar a ser ,apenas crespo,ent sei que se eu cortar nao vai adiantar,sei que os cachos nao vão aparecer,estava pensando em dar permanente afro,dei uma pesquisada,as meninas que fizeram a transição,falaram super mal do permanente,disseram que era apenas vc sair de uma quimica,pra entrar em outra,eu quero mt me livrar da quentura da chapinha e dor secador,de tar toda semana fazendo o cabelo,pra ter algo mas bonito e natural,como os cachos,pfv me ajudem,mt obg♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Danielle! Mudar para permanente afro é sair de um química para outra. Eu não aconselho pois seu cabelo (pelo seu relato) está muito fragilizado pelo alisamento, chapinha e secador. Para ter seu cabelo natural vc precisa fortalecer seu cabelo através de tratamento em casa mesmo. A parte alisada precisa ser cortada. Meu conselho para você é que participe do grupo VÍCIO CACHEDO, no facebook e faça uma visita aos seguintes blogs:
      1 - www.clubedocabeloecia.com.br
      2 - www.blogdapreta.com.br
      3 - pitacosdamae.blogspot.com.br
      4 - belezadelakshmi.blogspot.com.br
      5 - deboraninja.wordpress.com

      Você vai ter as informações que precisa, você vai ler histórias parecidas com a sua. Ver através de fotos como foi a transição das meninas, conhecer produtos e aprender a montar um cronograma.

      Precisando de ajuda, pode enviar email ou comentário aqui no blog. Conte comigo!

      Boa sorte!

      Excluir
  59. Genteeeeeee encontrei vcs. VOU CONTAR A MINHA HISTÓRIA.
    Soninha, tenho 29 anos e dos 12 aos 25 anos usei meus cabelos relaxados e escovados, em 2010 sair de casa e passei a morar em uma republica, devido eu chegar altas horas da noite e não poder ligar o secador e fazer escova, pra não incomodar as outras moradoras (sim, eram duas escovas semanais, uma no salão e outra eu mesma fazia, pois ficaria muito caro fazer duas escovas por semana no salão). Diante dessa realidade passei a ter certeza que deveria voltar com meu cabelo natural, mas como sequer lembrava como era meu cabelo natural, pois desde pre-adolescente mantinha meu cabelo alisado não sabia o que fazer, eis que entrou uma nova moradora na república que usava alongamento e enquanto o cabelo natural dela crescia a cabeleireira ia cortando o cabelo alisado e o alongamento disfarçava a transição. Não deu outra, avisei todo mundo no trabalho que ia chegar diferente na empresa depois do feriado prolongado e coloquei o alongamento ufaaa. Bom, depois de quase quatro anos agora estou aqui e preciso tomar outra decisão, TIRAR O ALONGAMENTO E USAR MEU CABELO NATURAL, mas cadê a CORAGEM???????? Se eu lavar ou esticar meu cabelo natural mede e aparenta ter 30 cm, mas deixa só ele secar e encolher ele mede 30 cm e aparenta ter 4 cm, :( . Minha cabeleireira quer que eu tire o alongamento e faça BELEZA NATURAL (da dona Zica) mas não quero essa opção, pra não ficar escrava deste produto pois é exatamente do que eu fujo. Já decidi, não vou alisar, esperei pega ferias na faculdade pra tirar o alongamento agora no fim de 2024. Agora só me falta coragem. :( SOCORRRRROOOO MENINASSSS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma, fico alegre em saber que você quer assumir seu cabelo natural. Confesso a você que essa liberdade não tem preço, é bom demais. Tenho certeza que vc vai ficar in love com seu novo visual. Ti-ra, ti-ra, ti-ra ... força amigaaa, estou torcendo por você! Participe do grupo Vício Cacheado no facebook e veja o álbum com fotinhas de cabelos lindíssimos. Tenho certeza que você será encorajada a fazer parte do time das poderosas. Depois volte e nos conte sua experiência.

      Força Joelma!
      Bjus

      Excluir